FOTOGRAFIA DE GRANDE FORMATO

on

FOTOGRAFIA DE GRANDE FORMATO

Horário: 4 sessões (16 Horas) | 04, 05, 11 e 12 junho 2019 | Pós-laboral (17h00 – 21h00)

CURSO LIVRE (SEM CRÉDITOS)

Formadores: JOÃO LIMA E FILIPE BRAGA

JOÃO LIMA

O momento mais memorável da sua carreira  foi na adolescência, quando adquiriu a sua primeira máquina fotográfica, uma Kodak 110, que lhe custou quase 3 semanas de mesada. Desde então, o meio tecnológico da fotografia tornou-se na ferramenta perfeita para todo o desenvolvimento do seu trabalho artístico, sendo ainda hoje a sua ferramenta predileta de investigação. As suas mais recentes produções plásticas apresentadas na exposição intitulada de Transfotografia #01, são igualmente produzidas a partir de uma forte inspiração na técnica, história e conceitos do meio fotográfico. Atualmente encontra-se a realizar Doutoramento em Valência na UPV, em Arte: Producción e investigación. Foi professor na ESAP, Escola Superior Artística do Porto, no curso superior de Fotografia. Trabalha na FBAUP, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, como técnico superior de Fotografia. Foi professor assistente no ICP – International Center of Photography in New York. Realiza documentação fotográfica para instituições públicas e privadas desde 1997. Desenvolve vários projetos como comissário e artista. Expõe regularmente sob o pseudónimo de limamil e o seu trabalho está representado em diversas instituições e colecionadores particulares.

A sua obra pode ser consultada em: limamil.org

FILIPE BRAGA
Curso de Artes Gráficas na Escola Soares dos Reis.
Curso de especialização em câmaras de grande formato na Escola do Professor Carlos Marques.
Várias Masterclasses da Kodak.
Experiência profissional:
– Docente no Colégio dos Órfãos do Porto, disciplina de Fotografia;
– Dirige workshops de fotografia na fundação de Serralves entre outros locais;
– Colaboração assídua como fotógrafo de arte na fundação de Serralves;
– Trabalhos de obras de arte, contando já com mais de duas centenas de artistas  e entidades cujas obras fotografou e algumas entidades como: Dafne editora, Feitoria Inglesa, Galeria Mário Sequeira, Atelier João Machado, Assembleia da República, Cordeiros Galeria, Culturgest, Pagella Design, Galeria Quadrado Azul, R2 Design, Fundação de Serralves, Universidade Católica, Sotheby´s, Bonham´s, Baganha Galeria,  entre outros;
– Trabalhos publicitários, editoriais, arquitetura, retrato, moda com destaque para : Aerosoles, Ambar, Areal Editores, Arq.º Pádua Ramos, Arq.º Henrique Coelho, Arq.º André Tavares, Boca do Lobo, Lemon Jelly, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Ltd Edition, Magenta Design, Maria Julieta Jóias, Quinta do Noval, om design, Osvaldo Matos, Symington Family Estates, Valle Pradinhos, Unanimous Shoes, Edições ASA, Edições Caixotim, etc.

Destinatários:
Candidatos com conhecimentos básicos de fotografia analógica, desde o uso de equipamento de 35mm até à revelação e impressão de negativo P/B.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETUAR CANDIDATURA: CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES LITERÁRIAS.

Propinas (VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO):
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP:
105,00 Euros |
Público em Geral: 125,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 21 DE MAIO 2019.

Inscrição: selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

DESCRIÇÃO:
A Formação em Grande Formato é feita sob medida para  fotógrafos que queiram ampliar os seus conhecimentos no uso deste tipo específico de equipamento fotográfico. Os tópicos abordados incluem câmaras, lentes (incluindo os vários tipos de lentes e conhecimento de círculos de imagem), e vários acessórios que são específicos para o grande formato. Os movimentos de câmara, tilt / swing / rise / fall / slide, serão totalmente cobertos. Serão ainda incluídas diferentes técnicas de focagem e compensação de exposição para uso de close up, bem como dicas úteis e uma “sequência de eventos” que podem ser seguidas para assegurar exposições bem-sucedidas no campo. As fotografias serão realizadas em película a preto e branco, incluindo formação em revelação e realização de provas de contacto

OBJETIVOS:
Adquirir competências para conhecer a anatomia da câmara, dominar os movimentos do aparelho fotográfico a fim de estar apto para executar fotografias com equipamento de grande formato. As fotografias serão realizadas em película a preto e branco, inclui revelação e provas de contacto.

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM:

  • Mediante um hipotético projeto fotográfico a desenvolver, é pretendido que o aluno fique apto a produzir um trabalho fotográfico usando o grande-formato.
  • Saber optar pela melhor objetiva e movimento de câmara para produzir uma fotografia de produto, de paisagem, de arquitectura e de retrato.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Como funciona a câmara, montagem e desmontagem do aparelho.
  • Controlar as perspectivas e a profundidade de campo.
  • A importância na escolha das objetivas.
  • Como carregar as chapas.
  • Descobrir os segredos do controlo da perspectiva e profundidade de campo e a regra de scheimpflug.
  • Os movimentos tilt / swing / rise / fall / slide.
  • Aprender a fazer a leitura da luz e a compensação da perda de luz.
  • Fotografar peças em estúdio
  • Fotografar paisagem e arquitetura no exterior
  • Analisar o trabalho final, solucionar problemas apresentados.
  • Revelação das películas realizadas pelos alunos
  • Amplicópia por contacto dos negativos/película em papel gelatina prata.

Imagem: (c) Filipe Braga

Informações

Modo de pagamento:

50% do valor da propina e seguro escolar: pagos no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Valor remanescente da propina: pagos até data anterior ao início do curso.

A frequência desta unidade de formação pressupõe o pagamento integral dos valores associados à mesma antes da sua data de início.

Número mínimo de participantes: 08 (oito)
Número máximo de participantes: 08 (oito)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

Certificação:

Aos  participantes será emitido:
– um certificado de frequência.

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt no final da unidade de formação, e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA: