INSCRIÇÕES ENCERRADAS! CURSO PRÁTICO DE PINTURA: TÉCNICAS BÁSICAS

INSCRIÇÕES ENCERRADAS! TURMA COMPLETA!

CURSO PRÁTICO DE PINTURA: TÉCNICAS BÁSICAS

Horário: 108 horas (36 sessões) | de 02 outubro 2019 a 17 junho 2020 (quartas) | Pós-laboral (19h00 – 22h00)

O horário de realização das sessões inclui o período para preparação e arrumação dos materiais.

NOTA: Duas sessões decorrerão ao sábado, em datas e horário a combinar, fora da FBAUP.

Créditos: 14 ECTS  (European Credit Transfer System – relevante para estudantes de curso de 1.º ciclo do Ensino Superior)

Formadora: Cristina Troufa

Supervisão Científica: Professor Doutor Domingos Loureiro

CRISTINA TROUFA
Cristina Troufa nasceu no Porto em 1974. Em 1998 conclui a Licenciatura em Artes Plásticas, Pintura pela FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e em 2012 conclui o Mestrado em Pintura, também pela FBAUP. Desde 1995 que participa em exposições coletivas e individuais, em galerias de arte e espaços culturais em Portugal, França, Espanha, Itália, Austrália, Canadá, Dinamarca, Taiwan, Inglaterra e EUA.
Em 2014 e 2016 foi artista convidada na “Bienal de Arte Contemporânea de Salerno“, Itália. Em 2015 foi membro de júri no concurso “PortugArt” (D-Contemporary, Londres), na seleção de artistas portugueses para exposição coletiva que teve lugar em 2016 na mesma cidade e na qual foi artista convidada.
O seu trabalho vem referenciado, entre outras publicações, no “Art Revolution Taipei 2015” (2015), no “The New Collectors Books” (2014), no “Empty Kingdom Top 100 Artists of 2013” (2014) e n’„O Livro de Ouro da Arte em Portugal“ (2006).
O seu trabalho está representado, entre inúmeras coleções particulares em Portugal e no estrangeiro, nas seguintes coleções: Liberty Seguros, Museu Municipal de Espinho, FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, FADEUP – Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.

http://cristina-troufa.blogspot.com/

Destinatários:
É uma formação direcionada ao aprendiz mais inexperiente e a candidatos com outros graus de experiência que desejem estimular a sua criatividade, ampliar a sua perceção e cultura visual e aprofundar conhecimentos a nível de determinadas tecnologias enquadradas no processo pictórico da pintura.

Pré-requisitos:
Capacidade para frequentar o ensino supeiror.
Espera-se que os candidatos tenham competências intermédias de Informática ao nível do utilizador para poderem trabalhar com o SiGARRA e com o WEBMAIL FBAUP.

Se já tem um número de utilizador SiGARRA  e endereço de email institucional, certifique-se de que as suas credenciais são válidas. Todos os contactos encetados por este Gabinete posteriores à submissão do formulário, no caso dos utilizadores SIGARRA com conta WEBMAIL, serão enviados EXCLUSIVAMENTE para a caixa de correio institucional.

Propinas (VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO) :
Inscrição: 75,00 |
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 9 prestações de 75,00 Euros |
Público em Geral: 9 prestações de 87,50 |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
a) COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA;
b) CÓPIA P/B OU DIGITALIZAÇÃO EM ESCALA DE CINZA RASURADAS DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO (NÃO SE ACEITAM CÓPIAS OU DIGITALIZAÇÕES A CORES E/ OU NÃO RASURADAS).

Nota: ESTUDANTES COM INSCRIÇÃO ATIVA EM 2019/ 2020 EM CURSOS DE 1.º, 2.º OU 3.º CICLOS NA U.PORTO ESTÃO ISENTOS DE APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS.

Objetivos:
Esta unidade de formação propõe-se apresentar e formar os participantes num conjunto de abordagens teórico-práticas a diversas técnicas de expressão artística, privilegiando uma prática de ensino experimental, de forma a fomentar o desenvolvimento de um pensamento visual e uma base de conhecimentos no processo oficinal do exercício da Pintura.

Programa:
Cada técnica pictórica específica conta com 1) a realização de uma pequena abordagem teórica, de forma a contextualizar a sua história, principais características e autores de referência (clássicos e contemporâneos); conta também 2) com a demonstração técnica por parte da formadora de alguns exercícios estruturais para a compreensão de cada técnica pictórica, e, finalmente, 3) com a realização de exercícios práticos programados para o desenvolvimento de conhecimentos técnicos das várias potencialidades de aplicação/ utilização/ manutenção dos materiais em questão.

Devido ao próprio carácter das unidades de formação contínua, será feito um acompanhamento individual e especializado a cada discente, de forma a ajudar no esclarecimento de eventuais dúvidas/dificuldades no decorrer da aprendizagem técnica.

  • Introdução ao Estudo da Pintura
    • – Estruturação do pensamento visual: construção e interpretação de imagens pictóricas (exemplos clássicos e contemporâneos)
    • – Familiarização com materiais e utensílios da pintura: pigmentos, solventes e aditivos, suportes e preparação de superfícies, etc.)
    • Exercícios práticos de desenho monocromático com aguadas (linha, mancha, modelação da luz e sombra, profundidade espacial, etc.)
  • Técnicas de pintura
    Cada técnica pictórica contará com exercícios de cópia  em temas como a natureza morta, a paisagem e a figura humana. Sempre que se mostrar conveniente para a aprendizagem técnica, haverá saídas para espaços exteriores (trabalho com diário gráfico).
    1 – Aguarela
    2 – Guache
    3 – Acrílico
    4 – Óleo

Fonte da imagem: The art of acrylic painting, Walter Foster

—-

Informações

Condições de pagamento:

Inscrição: EUROS 75,00 pagos no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestação 1, 9 e seguro escolar: pagos até data anterior ao início da unidade de formação. SEM ESTE PAGAMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NA UNIDADE.

Prestações 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

O pagamento das prestações 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 pode ser feito:
a) pessoalmente, na Tesouraria FBAUP (de segunda a sexta-feira, 09h30>12h00 | 14h00>16h00);
b) remotamente, através de referência MB (que deverá ser gerada pelo utilizador na sua conta corrente).

Para os formandos que optarem pelo modo de pagamento PARCELADO, é obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NA UNIDADE.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 16 (DEZASSEIS)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NA FACULDADE APÓS AS 22H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE SEJAM TOMADAS AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO. TODOS OS TRABALHOS EXECUTADOS TÊM DE SER ASSINADOS, SOB PENA DE SE PERDEREM OU SEREM TROCADOS. A FACULDADE DE BELAS ARTES DA U.PORTO NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS TRABALHOS DEIXADOS NAS SUAS INSTALAÇÕES APÓS O TÉRMINO DA UNIDADE DE FORMAÇÃO (JUNHO DE 2020).

MATERIAIS: A lista de materiais necessários será divulgada na primeira sessão.

Método de avaliação:

A avaliação será contínua contando, no final da formação, com uma avaliação geral dos trabalhos apresentados em portefólio, de forma a classificar o conjunto de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação e a evolução do discente, sustentada nos seguintes parâmetros:

Assiduidade (15%); participação/ motivação (35%) e portefólio (50%), onde se consideram os critérios de cultura visual, sentido crítico e qualidades plásticas (criatividade, originalidade, execução, evolução, desenvolvimento e concretização).

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação literária, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

No caso de o formando exceder o limite de faltas, não apresentar o trabalho individual/ portefólio ou obter um valor médio de desempenho inferior a 50% não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado nesta tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO
(DISPONÍVEL PARA CONSULTA/ EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO NA BIBLIOTECA):

CHAET, Bernard – An Artist´s Notebook: Techniques and Materials, New Haven: Rinehart and Winston, 1978.
COOKE, Hereward Lester – Painting Techniques of the Masters, New York: Watson Guptill Publications, 1972.
DOERNER, Max – The Materials of the Artist and their use in Painting, with Notes on the Techniques of the Old Masters, New York: Harvest Inc., 1984.
GOTTSEGEN, Mark David ;The Painter’s Handbook, Watson-Guptill Publications, 2006
HILER, Hilaire – Notes on the Techniques of Painting, New York: Watson Guptill Publications, 1969.
MAYER, Ralph; The artist handbook of material and techniques. ISBN: 0 571 11693 0
SMITH, Ray; Manual Prático do Artista, Civilização Editores, 2006.
WEHLTE, Kurt – The Materials & Techniques of Painting: With a Supplement on Color Theory, New York: Prentice Hall Press, 1975.