INSCRIÇÕES ENCERRADAS! CURSO PRÁTICO DE PINTURA: COR, COMPOSIÇÃO, INTERPRETAÇÃO

INSCRIÇÕES ENCERRADAS! TURMA COMPLETA!

CURSO PRÁTICO DE PINTURA: COR, COMPOSIÇÃO, INTERPRETAÇÃO

Horário: 108 horas (36 sessões) | de 07 outubro 2019 a 29 junho 2020 (segundas) | Pós-laboral (19h00 – 22h00)

O horário de realização das sessões inclui o período para preparação e arrumação dos materiais.

NOTA: Duas sessões decorrerão ao sábado, em datas e horário a combinar, fora da FBAUP.

Créditos: 14 ECTS  (European Credit Transfer System – relevante para estudantes de curso de 1.º ciclo do Ensino Superior)

Formador: Pedro dos Santos Silva

Supervisão Científica: Professor Doutor Domingos Loureiro

PEDRO DOS SANTOS SILVA
Licenciado pela Faculdade de Belas Artes da U.Porto, em Artes Plásticas. Desde 2014 realiza o seu doutoramento na Universidade de Vigo, pertencendo ao Grupo de Investigação La Dimensión Escultórica de las Práticas Artísticas. O seu trabalho artístico tem-se desenvolvido no cruzamento entre Arte, Filosofia e Teologia, debruçando-se nomeadamente na representação da figura humana. Recebeu formação especializada em pintura e desenho de retrato no Ar.Co (2009) com João Migueis, na Slade School of Fine Arts (2010) com Ian Rowlands e Adele Wagstaff, na FBAUL (2013) com Artur Ramos.

Destinatários:
Estudantes de Artes Plásticas; candidatos que concluíram com sucesso o Curso Prático de Pintura I/ Técnicas Básicas.

Pré-requisitos:
Conhecimentos básicos certificados de Pintura.
Espera-se que os candidatos tenham competências intermédias de Informática ao nível do utilizador para poderem trabalhar com o SiGARRA e com o WEBMAIL FBAUP.

Se já tem um número de utilizador SiGARRA  e endereço de email institucional, certifique-se de que as suas credenciais são válidas. Todos os contactos encetados por este Gabinete posteriores à submissão do formulário, no caso dos utilizadores SIGARRA com conta WEBMAIL, serão enviados EXCLUSIVAMENTE para a caixa de correio institucional.

Propinas (VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO) :
Inscrição: 75,00 |
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 9 prestações de 75,00 Euros |
Público em Geral: 9 prestações de 87,50 |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
a) COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA;
b) CÓPIA P/B OU DIGITALIZAÇÃO EM ESCALA DE CINZA RASURADAS DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO. (NÃO SE ACEITAM CÓPIAS OU DIGITALIZAÇÕES A CORES E/ OU NÃO RASURADAS).

Nota: ESTUDANTES COM INSCRIÇÃO ATIVA EM 2019/ 2020 EM CURSOS DE 1.º, 2.º OU 3.º CICLOS NA U.PORTO ESTÃO ISENTOS DE APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS.

Objetivos
Esta formação pretende propiciar ao discente uma abordagem teórico-prática mais aprofundada às práticas da pintura, proporcionando novos elementos e experiências de aprendizagem, de forma a fornecer ao formando um espaço de reflexão e desenvolvimento de metodologias que fomentem uma progressiva autonomia para o desenvolvimento de um projeto pictórico autoral.

Programa
Cada técnica pictórica específica conta com 1) a realização de uma pequena abordagem teórica, de forma a contextualizar a sua história, principais características e autores de referência (clássicos e contemporâneos); conta também 2) com a demonstração técnica por parte do formador de alguns exercícios estruturais para a compreensão de cada técnica pictórica; e, finalmente, 3) com a realização de exercícios práticos programados para o desenvolvimento de conhecimentos técnicos das várias potencialidades de aplicação/ utilização/ manutenção dos materiais em questão.

Devido ao próprio carácter das unidades de formação contínua, será feito um acompanhamento individual e especializado a cada discente, de forma a ajudar no esclarecimento de eventuais dúvidas/dificuldades no decorrer da aprendizagem técnica.

1 – Introdução à teoria da cor e ao estudo da composição – regras de estruturação compositiva de um quadro;
1.1 – Exercícios de composição em pintura;

2 – Introdução ao desenho na pintura;
2.1 – Exercícios práticos de desenho a partir da observação do real;
2.1.1 – Naturezas – mortas;
2.1.2 – Paisagem e/ ou paisagem urbana;
2.1.3 – Desenho de modelo de figura humana ou auto-representação de corpo inteiro;

2.2 – Exercícios práticos de pintura a partir da observação do real;
2.2.1 – Pintura de naturezas-mortas (Pintura a acrílico e/ou a óleo através da observação direta, a desenvolver enquadramentos, composição, contrastes lumínicos, técnica de modelações, velaturas, e arrastamentos).
2.2.2 – Pintura de paisagem e/ ou paisagem urbana (Pintura a acrílico e/ou a óleo através da observação direta, a desenvolver enquadramentos, composição, contrastes lumínicos, técnica de modelações, velaturas, e arrastamentos).
2.2.3 – Pintura de modelo de figura humana ou auto-representação de corpo inteiro (Pintura a óleo de figura humana, a desenvolver enquadramentos, composição, contrastes lumínicos, tratamento plástico).

3 – Desenvolvimento proposta individual;
3.1 – Metodologia Projetual – o desenvolvimento teórico e prático de um tema proposto pelo formando, com o intuito de sedimentar e desenvolver o nível de conhecimentos adquiridos em competências estéticas e criativas, consubstanciando-se numa das seguintes técnicas da pintura: aguarela, óleo ou acrílico, alguns dos vários domínios da representatividade.

Fonte da imagem: static.pexels.com

—-

Informações

Condições de pagamento:

Inscrição: EUROS 75,00 pagos no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestação 1, 9 e seguro escolar: pagos até data anterior ao início da unidade de formação. SEM ESTE PAGAMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NA UNIDADE.

Prestações 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

O pagamento das prestações 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 pode ser feito:
a) pessoalmente, na Tesouraria FBAUP (de segunda a sexta-feira, 09h30>12h00 | 14h00>16h00);
b) remotamente, através de referência MB (que deverá ser gerada pelo utilizador na sua conta corrente).

Para os formandos que optarem pelo modo de pagamento PARCELADO, é obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NA UNIDADE.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 16 (DEZASSEIS)

A seriação é feita pela ordem de pagamento de inscrição.
A selecção é feita de acordo com a classificação obtida no Curso Prático de Pintura I/ Técnicas Básicas.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NA FACULDADE APÓS AS 22H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE SEJAM TOMADAS AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO. TODOS OS TRABALHOS EXECUTADOS TÊM DE SER ASSINADOS, SOB PENA DE SE PERDEREM OU SEREM TROCADOS. A FACULDADE DE BELAS ARTES DA U.PORTO NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS TRABALHOS DEIXADOS NAS SUAS INSTALAÇÕES APÓS O TÉRMINO DA UNIDADE DE FORMAÇÃO (JUNHO DE 2020).

MATERIAIS: A lista de materiais necessários será divulgada na primeira sessão.

Método de avaliação:

A avaliação será contínua contando, no final da formação, com uma avaliação geral dos trabalhos apresentados em portefólio, de forma a classificar o conjunto de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação e a evolução do discente, sustentada nos seguintes parâmetros:

Assiduidade (15%); participação/ motivação (35%) e portefólio (50%), onde se consideram os critérios de cultura visual, sentido crítico e qualidades plásticas (criatividade, originalidade, execução, evolução, desenvolvimento e concretização).

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação literária, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

No caso de o formando exceder o limite de faltas, não apresentar o trabalho individual/ portefólio ou obter um valor médio de desempenho inferior a 50% não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado nesta tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO
(DISPONÍVEL PARA CONSULTA/ EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO NA BIBLIOTECA):
BELL Julian; What is painting?. ISBN: 0-500-28101-7
MAYER Ralph; The artist’s handbook of materials and techniques. ISBN: 0-571-11693-0
MAYER Ralph; Materiales y técnicas del arte. ISBN: 84-87756-17-4
PUTTFARTEN Thomas; The discovery of pictoral composition. ISBN: 0-300-08156-1
SMITH Ray; Manual Prático do Artista, Civilização Editores, 2006. ISBN: 989-550-125-0
EDWARDS Betty ; Color – a course in mastering the art of mixing colours, Penguin Group, 2004
GOTTSEGEN, Mark David ;The Painter’s Handbook, Watson-Guptill Publications, 2006
WEHLTE, Kurt – The Materials & Techniques of Painting: With a Supplement on Color Theory, New York: Prentice Hall Press, 1975.