INSCRIÇÕES ENCERRADAS! CURSO PRÁTICO DE PINTURA: TECNOLOGIAS E MÉTODOS PROCESSUAIS

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

CURSO PRÁTICO DE PINTURA: TECNOLOGIAS E MÉTODOS PROCESSUAIS

Horário: 106 horas (36 sessões) | de 03 outubro 2019 a 25 junho 2020 (quintas) | Pós-laboral (19h00 – 22h00)

O horário de realização das sessões inclui o período para preparação e arrumação dos materiais.

NOTA: Uma sessão decorrerá ao sábado, em data e horário a combinar, fora da FBAUP.

Créditos: 14,5 ECTS  (European Credit Transfer System – relevante para estudantes de curso de 1.º ciclo do Ensino Superior)

Formadora: Joana Rêgo

Supervisão Científica: Professor Doutor Domingos Loureiro

JOANA RÊGO
Nasceu no Porto em 1970.
Artista Plástica – Pintora e Professora do Ensino Superior.
Curso de Artes – Plásticas, Pintura pela FBAUP, 1995.
Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento em 1998 / 1999.
Mestrado em Pintura no San Francisco Art Institute, EUA, 1999.
Doutorada pela Universidade de Vigo / Pontevedra no Doutoramento Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea.
Diploma de Estudos Avançados do Doutoramento “Modos de conhecimento na prática Artística Contemporânea”, 2006.
Doutorada pela FBAUP no DAD ( Doutoramento de Arte e Design).

www.joanarego.com

Destinatários:
Estudantes de Artes Plásticas; candidatos que concluíram com sucesso o Curso Prático de Pintura II / Cor, Composição e Interpretação; outros, com capacidade para frequentar o ensino superior, com treino formal em Arte ou interessados na progressão da prática da pintura, mediante apresentação de certificação intermédia na área.

Pré-requisitos:
Conhecimentos intermédios certificados de Pintura.
Espera-se ainda que os candidatos tenham competências intermédias de Informática ao nível do utilizador para poderem trabalhar com o SiGARRA e com o WEBMAIL FBAUP.

Se já tem um número de utilizador SiGARRA  e endereço de email institucional, certifique-se de que as suas credenciais são válidas. Todos os contactos encetados por este Gabinete posteriores à submissão do formulário, no caso dos utilizadores SIGARRA com conta WEBMAIL, serão enviados EXCLUSIVAMENTE para a caixa de correio institucional.

Propinas (VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO) :
Inscrição: 75,00 |
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 9 prestações de 75,00 Euros |
Público em Geral: 9 prestações de 87,50 |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
a) COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA;
b) CÓPIA P/B OU DIGITALIZAÇÃO EM ESCALA DE CINZA RASURADAS DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO (NÃO SE ACEITAM CÓPIAS OU DIGITALIZAÇÕES A CORES E/ OU NÃO RASURADAS).

Nota: ESTUDANTES COM INSCRIÇÃO ATIVA EM 2019/ 2020 EM CURSOS DE 1.º, 2.º OU 3.º CICLOS NA U.PORTO ESTÃO ISENTOS DE APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS.

Conteúdos programáticos:

1. Atelier
Teórico-prática:
Espaço oficinal em que se procura desenvolver uma proposta individual de pintura assente na reflexão e na prática. O Atelier será maioritariamente um espaço de aplicação prática, compreendendo a necessidade de discussão e reflexão crítica e autocrítica sobre os conteúdos, experimentações e resultados. Estão previstas algumas aulas teóricas que providenciem apoio na concretização de uma primeira abordagem ao projeto individual de pintura, solidificando os conteúdos e pensando o enquadramento com as práticas artísticas contemporâneas.

Objetivos:
– Pensar a prática e os conteúdos do projeto perante a arte contemporânea;
– Aumentar a capacidade crítica e autocrítica dos formandos;
– Dar início ao desenvolvimento de um projeto individual de pintura.

2. Recursos Tecnológicos da Pintura
Espaço oficinal que visa o aprofundamento e especialização dos formandos em recursos e técnicas da pintura de modo a solidificar um futuro projeto individual. O programa está diretamente associado aos interesses técnicos dos formandos, permitindo a exploração de técnicas que desconheça ou o seu aprimoramento, no sentido do aperfeiçoamento do trabalho a realizar. Técnicas clássicas como pintura a óleo, aguarela, pastel seco e de óleo, carvão, acrílico, tempera, entre outras, serão tratadas do mesmo modo que recursos mais recentes, como o uso de impressão digital, silicone, resinas, entre outros.

Objetivos:
– Aprofundar os conhecimentos técnicos associados a um projeto individual;
– Experimentar outras soluções e meios técnicos;
– Fomentar o rigor e a primazia técnica adequada aos projetos individuais a desenvolver futuramente.

3. Processos Metodológicos da Pintura
Este módulo formativo de carácter inicial apresenta ao formando um complemento a um possível projeto pictural, nomeadamente elementos relacionados não com a realização formal de um projeto, mas centrado no modo de expor, apresentar e o divulgar. Serão aflorados assuntos como: exposição, portefólio, registo e catalogação e divulgação. Poderá ainda ser apresentado, e de acordo com os interesses projetuais individuais, a formação em programação de tratamento de imagem e transferência.

Objetivos:
– Propor a reflexão sobre os processos de pensar a obra a partir do modo como esta é apresentada, e não apenas do que ela encerra no seu espaço;
– Proporcionar aos formandos um conjunto de ferramentas e metodologias que permita uma compreensão mais ampla e transversal dos aspetos que envolvem a realização e exposição de uma pintura.

Imagem: (c) JOANA RÊGO

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Informações

Condições de pagamento:

Inscrição: EUROS 75,00 pagos no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestação 1, 9 e seguro escolar: pagos até data anterior ao início da unidade de formação. SEM ESTE PAGAMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NA UNIDADE.

Prestações 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

O pagamento das prestações 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 pode ser feito:
a) pessoalmente, na Tesouraria FBAUP (de segunda a sexta-feira, 09h30>12h00 | 14h00>16h00);
b) remotamente, através de referência MB (que deverá ser gerada pelo utilizador na sua conta corrente).

Para os formandos que optarem pelo modo de pagamento PARCELADO, é obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NA UNIDADE.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 16 (DEZASSEIS)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES.
A SELEÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DAS CLASSIFICAÇÕES OBTIDAS NO CURSO PRÁTICO DE PINTURA II/ COR, COMPOSIÇÃO, INTERPRETAÇÃO.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NA FACULDADE APÓS AS 22H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE SEJAM TOMADAS AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO. TODOS OS TRABALHOS EXECUTADOS TÊM DE SER ASSINADOS, SOB PENA DE SE PERDEREM OU SEREM TROCADOS. A FACULDADE DE BELAS ARTES DA U.PORTO NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS TRABALHOS DEIXADOS NAS SUAS INSTALAÇÕES APÓS O TÉRMINO DA UNIDADE DE FORMAÇÃO (JUNHO DE 2020).

MATERIAIS: A lista de materiais necessários será divulgada na primeira sessão.

Método de avaliação:

A avaliação será contínua, contando no final com uma avaliação geral dos trabalhos, de forma a classificar os conhecimentos adquiridos e evolução, sustentada nos seguintes parâmetros:

Assiduidade (15%); participação/ motivação (35%); sentido crítico, qualidades plásticas: execução, criatividade, originalidade, evolução, desenvolvimento e concretização (50%).

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação literária, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

No caso de o formando exceder o limite de faltas, não apresentar o trabalho individual/ portefólio ou obter um valor médio de desempenho inferior a 50% não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado nesta tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO
(DISPONÍVEL PARA CONSULTA/ EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO NA BIBLIOTECA):
António Quadros Ferreira (2011) Fazer Falar a Pintura,  Editora da Universidade do Porto
António Quadros Ferreira (2012) Nadir Afonso – Arte, Estética e Teoria, Edições Afrontamento
Betty Edwards (2004) Color – a course in mastering the art of mixing colors, Penguin Group,
Johannes Meinhardt (2005) A Abstração depois da Abstração, Serralves Publico
Julian Bell (1999) What is painting? Mark Gottsegen (2006) David; The Painter’s Handbook, Watson-Guptill Publications
Isabel Sabino (2001) A pintura depois da pintura, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Ralph Mayer (2001) The artist’s handbook of materials and techniques
Ralph Mayer (2005) Materiales y técnicas del arte.
Ray Smith (2006) Manual Prático do Artista, Civilização Editores
Thomas Puttfarten (2006) The discovery of pictorial composition