INSCRIÇÕES ENCERRADAS! CURSO DE RETRATO AO NATURAL: DO DESENHO PARA A PINTURA

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

CURSO DE RETRATO AO NATURAL: DO DESENHO PARA A PINTURA
COM MODELO VIVO*

Horário: 36 sessões (108h) | de 01 de outubro de 2019 a 30 de junho de 2019 (terças) | Pós-laboral (19h00 > 22h00)

O horário de realização das sessões inclui o período para preparação e arrumação dos materiais.

*Presença de modelo prevista para ca. de dez sessões, no segundo semestre (módulo dedicado ao retrato).

NOTA:  Uma sessão acontecerá ao sábado – no dia 12 de Outubro (a confirmar) haverá visita à exposição temporária “Identidades, pronomes e emoções. As regras do retrato”  no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu.

LIVRE (SEM CRÉDITOS)

Formadores: Ricardo Leite e Pedro dos Santos Silva

Supervisão Científica: Professor Doutor Ricardo Leite

RICARDO LEITE
Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, concluída em Outubro de 1999, com média final de 14 valores. Doutorado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Assistente Convidado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto desde 2010 na Unidade Curricular Atelier I – Pintura. Assistente Convidado na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto em 2009/10 e desde 2011 em Desenho I. Das várias exposições individuais e coletivas que regularmente realiza desde 1996, destaca-se a participação na BP/ Amoco Award na National Portrait Gallery em Londres, Reino Unido (2000). Em 2006 venceu o prestigiado Prémio Revelação de Pintura Caixa Geral de Depósitos/ Centro Nacional de Cultura. Em 2014 pintou o retrato do eminente historiador Professor José Augusto França para a coleção da Academia Nacional de Belas Artes, onde se encontra exposto. Em 2017 realizou a exposição “Retratos”, no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) de Tomar, com 22 retratos de personalidades escolhidas pelo Professor José Augusto França,  como Júlio Pomar, Siza Vieira, José de Guimarães, Maria do Céu Guerra, Maria Teresa Horta, Mário Cláudio, José Sasportes, Gonçalo Byrne, entre outros. A mesma exposição inaugurou a 3 de fevereiro de 2018 no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, onde esteve patente até ao dia 10 de março de 2018 (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/agenda/exhibitions/retratos-desenhos-de-ricardo-leite/). A sua exposição individual mais recente, intitulada “Et circa identitatem reflexes – autorretratos de Ricardo Leite”, pode ser visitada na Quase Galeria/ Espaço T e, simultaneamente, no Museu Nacional Soares dos Reis, apresenta-se uma pintura em diálogo com a coleção no âmbito da 25.ª Ação Estética Quase Instantânea, ambos os eventos com curadoria de Maria de Fátima Lambert.

http://www.ricardo-leite.com/main.htm

PEDRO DOS SANTOS SILVA
Licenciado pela Faculdade de Belas Artes da U.Porto, em Artes Plásticas. Desde 2014 realiza o seu doutoramento na Universidade de Vigo, pertencendo ao Grupo de Investigação La Dimensión Escultórica de las Práticas Artísticas. O seu trabalho artístico tem-se desenvolvido no cruzamento entre Arte, Filosofia e Teologia, debruçando-se nomeadamente na representação da figura humana. Recebeu formação especializada em pintura e desenho de retrato no Ar.Co (2009) com João Migueis, na Slade School of Fine Arts (2010) com Ian Rowlands e Adele Wagstaff, na FBAUL (2013) com Artur Ramos. Cruzou-se pela primeira vez com Ricardo Leite no curso Desenho de Composição com Figura Humana em 2011, tendo sido posteriormente seu aluno em Atelier de Pintura.
Em 2017/ 2018, além do CURSO DE RETRATO AO NATURAL: DO DESENHO PARA A PINTURA, em co-docência com o Professor Doutor Ricardo Leite, orientou o CURSO PRÁTICO DE PINTURA: TÉCNICAS BÁSICAS e o CURSO BÁSICO DE PINTURA: COR, COMPOSIÇÃO E INTERPRETAÇÃO, no âmbito da oferta formativa promovida pelo Gabinete de Formação Contínua da FBAUP.

Destinatários:
Estudantes de Belas Artes e de Arquitetura. Público em Geral com formação certificada em Desenho de Figura Humana e/ ou Pintura (nível intermédio).

Pré-requisitos:
Capacidade para frequentar o ensino supeiror.
Espera-se que os candidatos tenham competências intermédias de Informática ao nível do utilizador para poderem trabalhar com o SiGARRA e com o WEBMAIL FBAUP.

Se já tem um número de utilizador SiGARRA  e endereço de email institucional, certifique-se de que as suas credenciais são válidas. Todos os contactos encetados por este Gabinete posteriores à submissão do formulário, no caso dos utilizadores SIGARRA com conta WEBMAIL, serão enviados EXCLUSIVAMENTE para a caixa de correio institucional.

Propinas (VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO):
Inscrição:
75,00 Euros
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP:
9 prestações de 75,00 Euros |
Público em Geral: 9 prestações de 87,50 |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
a) COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA;
b) CÓPIA P/B OU DIGITALIZAÇÃO EM ESCALA DE CINZA RASURADAS DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO (NÃO SE ACEITAM CÓPIAS OU DIGITALIZAÇÕES A CORES E/ OU NÃO RASURADAS).

Nota: ESTUDANTES COM INSCRIÇÃO ATIVA EM 2019/ 2020 EM CURSOS DE 1.º, 2.º OU 3.º CICLOS NA U.PORTO ESTÃO ISENTOS DE APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS.

Objetivos:

– Facultar métodos elementares da prática de desenho na relação específica da representação da aparência fisionómica de um indivíduo em particular destacando os seus aspetos anatómicos mais relevantes, envolvendo noções de proporção, medida e os valores de claro-escuro.

– Instruir o formando relativamente às práticas oficinais de pintura a óleo, garantindo-lhe maior capacidade de expressão pictórica.

– Sensibilizar o formando para as diferentes possibilidades compositivas e expressivas do retrato (cabeça, meio-corpo e três quartos)

Possibilitar, deste modo, que o formando obtenha a autonomia que lhe permitirá progredir na prática e no entendimento da pintura como meio plástico e de retrato como género.

 Conteúdos:

> Questões em torno do conceito de valor (desenho)

– Forma e efeito de tridimensionalidade

– Proporção das partes da cabeça

– O claro-escuro como forma de representar a luz e sombra e como forma de representar o volume

– Adequação da linguagem plástica às diferentes dimensões, quer do suporte, quer dos utensílios (dimensões dos pinceis) – (pintura monocromática – metodologias oficinais da pintura a óleo).

> Questões em torno do conceito de cor (pintura)

– A noção de saturação

– A noção de tom

> O autorretrato ao espelho (cabeça)

– Articulação das matérias anteriores

– Aumento da escala do natural

– As questões do detalhe (os olhos, o nariz, os lábios e as orelhas).

> Questões em torno da roupa no autorretrato, enquanto elemento construtivo de uma identidade (a do próprio ou a de um “Eu” mais ou menos encenada) e enquanto problema pictórico (adereços)

> O retrato de meio-corpo e os enquadramentos

– Pose do retratado (possibilidade de cortes de enquadramento)

– Os braços como elementos dinâmicos da composição e como caracterizadores da pose

– A utilização da fotografia como auxiliar da representação pictórica.

> Questões em torno do retrato de três quartos na presença do modelo

– Adequação da linguagem pictórica às particularidades do suporte (tela)

– Dimensão à escala natural

– A relação entre a cabeça, o posicionamento dos braços e as mãos como elementos determinantes do retratado

Metodologia:

Aulas maioritariamente práticas com apresentações teóricas quando as matérias abordadas a justifiquem;

Acompanhamento regular, por parte dos formadores, ao formando, salientando de modo construtivo as suas especificidades;

Momentos regulares de partilha e análise coletivas ao estado dos trabalhos em progressão, apresentando a variedade como um propósito pedagógico.

1.º módulo

Do desenho para a pintura

  1. Neste primeiro módulo assumimos a prática do desenho em duas vertentes:
    1.1 Enquanto modo de representação da forma da cabeça (proporção, estrutura anatómica, volume, escala);
    1.2 Enquanto manuseamento dos materiais e utensílios comuns ao desenho e à pintura (tintas e pinceis), com o intuito de aproximar a uma abordagem pictórica, aqui entendida como privilegiando a mancha.

2.º módulo

Introdução à pintura: processos e metodologias da técnica da pintura a óleo

  1. Apresentação prática de aspetos oficinais da pintura a óleo (p. ex. como organizar a mesa de trabalho, a utilização dos pincéis, da paleta e da espátula como utensílio de mistura das tintas. As características físicas mais relevantes das tintas).
  2. Introdução aos conceitos de Tom, Saturação. Realização de exercício de pintura em torno destes conceitos.

3.º módulo

Autorretrato

  1. Autorretrato de cabeça a ¾ : questões próprias da pintura de observação directa (p. ex., a colocação do espelho, do cavalete e a articulação com uma fonte de luz).
  2. Autorretrato de meio-corpo: a representação das mãos e da roupa.

4.º módulo

Retrato de três quartos do modelo

  1. Esquiços a linha: a ideia de enquadramento do modelo
  2. Formato do quadro (retangular em posição vertical ou horizontal e quadrado)
  3. Interpretação pictórica a partir da observação directa do modelo

 

Lista de materiais
Folhas de papel, cavalinho e/ou cenário, formatos A2 e A3;
Lápis de grafite 3B e 4B;
Espelho com dimensões entre os 20cm e 30cm (sem molduras pesadas);
Tintas a óleo em tubo de 21ml a 40ml;
Branco de zinco;
Amarelo cádmio e amarelo ocre;
Vermelho cádmio e rosa permanente;
Azul cobalto e azul ultramarino;
Terra de sombra natural;
Um frasco pequeno de Sansador ou White Spirit;
Pincéis de cerda, curtos, formato língua de gato: três pincéis com 1,5cm largura do pelo, três pincéis com 1cm de largura do pelo e 2 pincéis de 0,5cm de largura do pelo;
Uma espátula metálica (com desnível entre cabo e a parte metálica), um pano absorvente, um conta-gotas e um rolo de papel de cozinha;
Uma paleta com dimensões iguais ou superiores ao A3 (uma placa de contraplacado impermeabilizado de um dos lados é suficiente);
Uma folha A2 de papel para óleo.

Pontualmente será recomendado a compra de material específico atendendo ao trabalho que vai sendo realizado.

Informações

Condições de pagamento:

Inscrição: EUROS 75,00 pagos no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestação 1, 9 e seguro escolar: pagos até data anterior ao início da unidade de formação. SEM ESTE PAGAMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NA UNIDADE.

Prestações 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

O pagamento das prestações 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 pode ser feito:
a) pessoalmente, na Tesouraria FBAUP (de segunda a sexta-feira, 09h30>12h00 | 14h00>16h00);
b) remotamente, através de referência MB (que deverá ser gerada pelo utilizador na sua conta corrente).

Para os formandos que optarem pelo modo de pagamento PARCELADO, é obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NA UNIDADE.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 15 (QUINZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DO VALOR ASSOCIADO À INSCRIÇÃO.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NA FACULDADE APÓS AS 22H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE SEJAM TOMADAS AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO. TODOS OS TRABALHOS EXECUTADOS TÊM DE SER ASSINADOS, SOB PENA DE SE PERDEREM OU SEREM TROCADOS. A FACULDADE DE BELAS ARTES DA U.PORTO NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS TRABALHOS DEIXADOS NAS SUAS INSTALAÇÕES APÓS O TÉRMINO DA UNIDADE DE FORMAÇÃO (JUNHO DE 2020).

Método de avaliação:
A avaliação será contínua, contando no final com uma apreciação qualitativa dos trabalhos executados ao longo do ano e organizados em portefólio. A atribuição do resultado consequente da avaliação contínua global será A (aprovado)/ R (reprovado).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Certificação:

Aos participantes será atribuído um certificado de frequência.

No caso de o formando exceder o limite de faltas, não apresentar o trabalho individual/ portefólio ou obter um valor médio de desempenho inferior a 50% não tem direito a qualquer certificado.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado nesta tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO
(DISPONÍVEL PARA CONSULTA/ EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO NA BIBLIOTECA):
Goldstein, Nathan – Design and Composition, Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, 1989.
Goldstein, Nathan – Figure Drawing: the structure, anatomy and expressive design of the human form, New Jersey: Pearson/Prentice-Hall, 1993.
Nicolaïdes, Kimon – The Natural Way to Draw: a working plan for art study, Boston: Houghton Mifflin Company, 1969
Arnheim, Rudolf – O poder do centro: um estudo da composição nas artes visuais, Lisboa: edições 70, 1990.
Arnheim, Rudolf – Arte e percepção visual, Uma psicologia da visão criadora, São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
CHAET, Bernard – An Artist´s Notebook: Techniques and Materials, New Haven: Rinehart and Winston, 1978.
COOKE, Hereward Lester – Painting Techniques of the Masters, New York: Watson Guptill Publications, 1972.
DOERNER, Max – The Materials of the Artist and their use in Painting, with Notes on the Techniques of the Old Masters, New York: Harvest Inc., 1984.
GOTTSEGEN, Mark David ;The Painter’s Handbook, Watson-Guptill Publications, 2006
HILER, Hilaire – Notes on the Techniques of Painting, New York: Watson Guptill Publications, 1969.
MAYER, Ralph – The artist handbook of material and techniques. ISBN: 0 571 11693 0
WEHLTE, Kurt – The Materials & Techniques of Painting: With a Supplement on Color Theory, New York: Prentice Hall Press, 1975.