INSCRIÇÕES ENCERRADAS! CURSO LIVRE DE DESENHO DE FIGURA HUMANA/ COMPOSIÇÃO

CURSO LIVRE DE DESENHO DE FIGURA HUMANA/ COMPOSIÇÃO
com Modelo Vivo

Horário: 34 sessões (68h) | de 02 de março a 08 de julho de 2020 (segunda e quarta) | Pós-laboral (19h00 > 21h00)

LIVRE (SEM CRÉDITOS)

Nota: o calendário pode estar sujeito a alterações.

Formadores: Ricardo Leite e António Gonçalves

Supervisão Científica: Professor Doutor Ricardo Leite

Ricardo Leite
Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, concluída em Outubro de 1999, com média final de 14 valores. Doutorado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Assistente Convidado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto de 2010 a 2019 na Unidade Curricular Atelier I – Pintura. Assistente Convidado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 2009/10 e desde 2011 em Desenho I. Das várias exposições individuais e coletivas que regularmente realiza desde 1996, destaca-se a participação na BP/ Amoco Award na National Portrait Gallery em Londres, Reino Unido (2000). Em 2006 venceu o prestigiado Prémio Revelação de Pintura Caixa Geral de Depósitos/ Centro Nacional de Cultura. Em 2014 pintou o retrato do eminente historiador Professor José Augusto França para a coleção da Academia Nacional de Belas Artes, onde se encontra exposto. Em 2017 realizou a exposição “Retratos”, no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) de Tomar, com 22 retratos de personalidades escolhidas pelo Professor José Augusto França,  como Júlio Pomar, Siza Vieira, José de Guimarães, Maria do Céu Guerra, Maria Teresa Horta, Mário Cláudio, José Sasportes, Gonçalo Byrne, entre outros. A mesma exposição inaugurou a 3 de fevereiro de 2018 no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/agenda/exhibitions/retratos-desenhos-de-ricardo-leite/). Ainda em 2018 e também no Museu Nacional de Soares dos Reis, teve exposto um auto-retrato, em diálogo com a coleção, no âmbito da 25.ª Ação Estética Quase Instantânea, entre Julho e Dezembro. Em Julho , expôs “Et circa identitatem reflexes – autorretratos de Ricardo Leite”, na Quase Galeria / Espaço T, patente até Setembro de 2018.

http://www.ricardo-leite.com

Minuto 31.05:
https://www.rtp.pt/play/p4236/e358499/jornal-2

ANTÓNIO GONÇALVES
Frequentou a Escola Artística de Soares dos Reis, Porto. Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Frequentou a Faculdade de Belas Artes de Cuenca, Espanha, ao abrigo do Projeto Erasmus 1998/ 1999. Doutorado em História da Arte, na Universidade de Les Illes Balears, em Palma de Maiorca. Foi Professor na ESAP, extensão de Guimarães, de 2001 a 2014. Diretor Artístico da Fundação Cupertino de Miranda Vila Nova de Famalicão desde 2002. Diretor artístico da Galeria Municipal Ala da Frente, Vila Nova de Famalicão, desde 2015. Artista Plástico. Em 2017, teve exposto no Centro Cultural de Belém a sua “contemplação particular” sobre as “Tentações de Santo Antão” , na Praça CCB (https://www.ccb.pt/Default/pt/Programacao/ConferenciasCursosEOutros?a=1042).

www.oantoniogoncalves.com

Destinatários:
Estudantes do Ensino Superior: Belas Artes, Arquitetura, Design (moda, equipamento, gráfico).
Candidatos com capacidade para a frequência do ensino superior:
– interessados em dar continuidade à prática do Desenho de Figura Humana que tenham concluído com sucesso o Curso de Desenho de Figura Humana;
– público em geral com formação intermédia certificada em Desenho ou formação básica certificada em Desenho de Figura Humana.

Pré-requisitos:
Conhecimentos básicos comprovados de Desenho Figura Humana e/ ou conhecimentos intermédios de Desenho, através de apresentação de certificado.
Capacidade para frequentar o ensino superior.
Espera-se também que os candidatos tenham competências intermédias de Informática ao nível do utilizador para poderem trabalhar autonomamente com o SiGARRA e com o WEBMAIL FBAUP.

Se já tem um número de utilizador SiGARRA  e endereço de email institucional, certifique-se de que as suas credenciais são válidas. Todos os contactos encetados por este Gabinete posteriores à submissão do formulário, no caso dos utilizadores SIGARRA com conta WEBMAIL, serão enviados EXCLUSIVAMENTE para a caixa de correio institucional.

Propinas (VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO):
FBAUP/ UP – Estudantes, Docentes e Funcionários:
 5 prestações de 98,00 Euros |
Público em Geral: 5 prestações de 110,00 Euros  |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 27 DE FEVEREIRO DE 2020.

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS:
a) COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA COMPLETA;
b) COMPROVATIVO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS: DESENHO DE FIGURA HUMANA/ INTERMÉDIAS: DESENHO.

Nota: ESTUDANTES COM INSCRIÇÃO ATIVA EM 2019/ 2020 EM CURSOS DE 1.º, 2.º OU 3.º CICLOS NA U.PORTO ESTÃO ISENTOS DE APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS COMPROVATIVOS DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA.

Introdução
Pretende-se com esta unidade de formação consolidar a prática do Desenho de Figura Humana.
A composição será abordada através da articulação entre figura humana, espaço, adereços (objetos e panejamento) e gessos.
As sessões serão essencialmente práticas e a representação a partir da observação direta do modelo constitui o processo basilar da unidade. No entanto, outros métodos serão utilizados como complemento criativo de representação (cópia de desenhos, memória e imaginação).
A sequência dos exercícios propostos tenderá, naturalmente, para uma gradual complexidade e visa orientar os participantes na prática do desenho, de modo a que a sua aprendizagem se torne cada vez mais dinâmica, completa e autónoma.

Conteúdos Programáticos

– Desenho de contorno: a figura e o espaço
– Desenho gestual: os objectos e a figura.
– O movimento – sequência de poses da mesma figura em sobreposição – figuras próximas e afastadas (o problema da escala).
– Claro/ escuro.
– Estudos rápidos com gessos e figura (continuação do problema da escala).
– Estudos anatómicos
– Estudos a partir de reproduções de desenhos (acrescentar a figura no espaço pré-definido)
– Os panejamentos e adereços desenhados a partir de reproduções como elementos acrescentados à figura.
– Conceção de uma composição com várias figuras

O material a levar para a primeira aula é: lápis de grafite e marcador preto (entre 0,5 e 0,7), 4 folhas A2 papel cenário ou cavalinho. O restante material não deve ser adquirido antes da primeira aula.

Material:

– Lápis de grafite 2B, 4B, 6B.
– Lápis de carvão “soft” e “medium”, carvão vegetal.
– Borracha de grafite.
– Borracha de carvão.
– Caixa de lápis de cor (mínimo 12).
– “Conté crayon” em barra, preto e branco.
– Lápis de pedra negra “soft”.
– Lápis de sanguínea “soft”.
– Frasco de tinta da china.
– Afia-lápis e x-ato.
– Pincel de pelo de nylon, redondo e pontiagudo.
– Paleta de plástico (dimensão mínima A4).
– Frasco para água.
– Pano absorvente.

Suportes:

– Bloco de papel cavalinho A3.
– Bloco de papel de cenário (A2).
– Bloco de Papel “cartridge” com gramagem superior a 120.
– Folhas de papel de cor “Canson” A2.

Imagem: (c)​​ Rembrandt, Study for a Woman in the Hundred Guilder Print, ca. 1648

Informações

Condições de pagamento:

Prestação 1, 5 e seguro escolar: pagos no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestações 2, 3 e 4: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

O pagamento das prestações 2, 3 e 4 pode ser feito:
a) pessoalmente, na Tesouraria FBAUP (de segunda a sexta-feira, 09h30>12h00 | 14h00>16h00;
b) remotamente, através de referência MB (que deverá ser gerada pelo próprio utilizador na sua conta corrente, associada ao mês correspondente).

Para os formandos que optarem pelo modo de pagamento PARCELADO, é obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NA UNIDADE.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 16 (DEZASSEIS)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DO VALOR ASSOCIADO À INSCRIÇÃO.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NA FACULDADE APÓS AS 22H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE SEJAM TOMADAS AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO. TODOS OS TRABALHOS EXECUTADOS TÊM DE SER ASSINADOS, SOB PENA DE SE PERDEREM OU SEREM TROCADOS. A FACULDADE DE BELAS ARTES DA U.PORTO NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS TRABALHOS DEIXADOS NAS SUAS INSTALAÇÕES APÓS O TÉRMINO DA UNIDADE DE FORMAÇÃO.

Método de avaliação:
A avaliação será contínua, contando no final com uma apreciação qualitativa dos trabalhos executados ao longo do ano e organizados em portefólio. A atribuição do resultado consequente da avaliação contínua global será A (aprovado)/ R (reprovado).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Certificação:

Aos participantes será atribuído um certificado de frequência.

No caso de o formando exceder o limite de faltas, não apresentar o trabalho individual/ portefólio ou obter um valor médio de desempenho inferior a 50% não tem direito a qualquer certificado.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado nesta tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA (DOCUMENTAÇÃO DE APOIO):
Goldstein, Nathan – Design and Composition, Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, 1989.
Goldstein, Nathan – Figure Drawing: the structure, anatomy and expressive design of the human form, New Jersey: Pearson/Prentice-Hall, 1993.
Nicolaïdes, Kimon – The Natural Way to Draw: a working plan for art study, Boston: Houghton Mifflin Company, 1969
Arnheim, Rudolf – O poder do centro: um estudo da composição nas artes visuais, Lisboa: edições 70, 1990.
Arnheim, Rudolf – Arte e percepção visual, Uma psicologia da visão criadora, São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.