PORTEFÓLIO: design de portefólio artístico ou profissional


PORTEFÓLIO: design de portefólio artístico ou profissional
*INSCRIÇÕES ENCERRADAS*

Carga horária: 12 sessões (24 horas)
Calendário:
de 02 de março a 18 de maio de 2021 (terça-feira) – a confirmar
Horário:
Pós-laboral (18h00 > 20h00 | GMT)
Regime:
ensino a distância (e-learning) SESSÕES SÍNCRONAS – ZOOM | MOODLE | GOOGLE CLASSROOM |TEAMS
Língua de comunicação:
Português (PT)
Prazo para inscrições: INSCRIÇÕES ENCERRADAS

FORMAÇÃO LIVRE (sem créditos)

Formadores: Antero Ferreira | André Rangel | Mário João Mesquita | Pedro Daniel Ferreira | Helena Lopes | Fernanda Correia |  Jorge Serra | Luciana Vieira Campos | Sofia Castanheira Pais

Supervisão Científica: Antero Ferreira

Destinatários:
Designers, artistas plásticos, arquitetos, ilustradores, fotógrafos e marketeers, estudantes ou licenciados.

Se já tem um número de utilizador SiGARRA  e endereço de email institucional, certifique-se de que as suas credenciais são válidas. Caso necessite de novas credenciais, envie pedido para helpdesk@uporto.pt. Todos os contactos encetados por este Gabinete posteriores à submissão do formulário, no caso dos utilizadores SIGARRA com conta INSTITUCIONAL, serão enviados EXCLUSIVAMENTE para a caixa de correio institucional.

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO E DE FREQUÊNCIA:
– CAPACIDADE PARA FREQUENTAR O ENSINO SUPERIOR;
– COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA;
– COMPETÊNCIAS INTERMÉDIAS DE INFORMÁTICA AO NÍVEL DO UTILIZADOR;
– LIGAÇÃO EFICIENTE À INTERNET;
– DISPOSITIVO COM COLUNAS DE SOM, MICROFONE E CÂMARA FUNCIONAIS (obrigatório).*

Nota:
ESTUDANTES COM INSCRIÇÃO ATIVA EM 2020/ 2021 EM CURSOS DE 1.º, 2.º OU 3.º CICLOS NA U.PORTO ESTÃO ISENTOS DE APRESENTAÇÃO DE COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA.

*Durante as sessões, câmaras, colunas e microfones têm de obrigatoriamente estar a funcionar e ligados.
Download gratuito de fundo de videochamada para dispositivo disponível em:
https://zoom.us/virtual-backgrounds
https://www.nationalgallery.co.uk/page/mymasterpiece
https://www.nationaltrust.org.uk/features/virtual-backgrounds-for-zoom?fbclid=IwAR03P0fCnCnibtyC0IKRFtC7iCKCvYZPeH-CIIJE7f3AkPdoA5bu3WXfaLM

Objetivos:

  • Partilhar modelos contemporâneos de exposição individual e institucional;
  • organizar, melhorar e fortalecer critérios e padrões de imagem e conteúdos de um portefólio;
  • proporcionar competências artísticas e profissionais na criação e produção de um portefólio;
  • proporcionar conhecimentos sólidos na elaboração de um currículo (bilingue) académico e profissional;
  • concretizar um projeto prático de criação e divulgação de um portefólio.  

O conteúdo programático incide sobre a compreensão, conceção, edição, produção de um portefólio de criação, serviços ou produtos, enquanto objeto de divulgação de uma entidade individual ou coletiva. O tema aborda um dos instrumentos mais importantes quer de um recém-licenciado quer de um artista ou profissional que pretenda tornar visível publicamente o seu currículo e portefólio. A falta de cursos específicos e a inexistência de bibliografia sobre o tema torna esta formação numa excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre a conceção, produção e promoção de um portefólio adequado para o mercado competitivo e global neste novo milénio. As sessões decorrerão através de tempos teórico-práticos, com a exposição lógica e sequencial do tema, de modo a preparar os participantes na melhoria e otimização dos seus currícula e portefólios. A frequência da formação implicará que cada participante produza um portefólio individual, o qual deverá ser apresentado na sessão final (12) que contará com um júri de avaliação composto por três docentes do curso (FBAUP; FAUP; FPCEUP) e três observadores convidados externos à U.Porto (docente; curador; empresário).

Programa (tópicos):

  1. Introdução: tema e contexto cultural
  2. Portefólio: tipologias e casos de estudo
  3. Curriculum Vitae: tipologias e casos de estudo
  4. Maquetização e prototipagem
  5. Edição de informação textual
  6. Edição de informação áudio/visual            
  7. Revisão ortográfica e tradução linguística
  8. Suportes e modelos físicos           
  9. Suportes e modelos digitais            
  10. Contextualização ética
  11. Carta de apresentação/candidatura e entrevista
  12. Projeto: avaliação dos portefólios finais       

 

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 105,00 Euros |
Alumni FBA/ ESBAP: 112,00 Euros |
Público em Geral*: 125,00 Euros |

 

Desconto de 10% para organizações e empresas.

INSCRIÇÕES FECHADAS

Imagem:
(c) Imagem de fundo: Tatiana Syrikova, Pexels

Informações

Condições de pagamento:

50% do valor total da propina: pago no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Valor remanescente da propina: pago até data anterior ao início da unidade de formação.

A frequência desta unidade de formação pressupõe o pagamento integral dos valores associados à mesma antes da sua data de início.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes:  20 (VINTE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DO VALOR ASSOCIADO À INSCRIÇÃO.

Método de avaliação:
A conclusão bem-sucedida do curso resultará da avaliação de diversos parâmetros, tais como: assiduidade (mínimo 75% das aulas previstas), participação crítica, exercícios teórico-práticos, pesquisa e investigação realizada, projeto final, apresentação e defesa final do projeto. Este deverá refletir o grau de compreensão e aplicação do conhecimento adquirido na criação e produção de um portefólio físico ou digital.

A avaliação será contínua, contando no final com uma apreciação qualitativa dos trabalhos executados ao longo da unidade e organizados em portefólio. A atribuição do resultado consequente da avaliação contínua global será A (aprovado)/ R (reprovado).

Certificação:
Aos participantes será emitido:
– um certificado de frequência.

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado nesta tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO:

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. The Production Manual. A graphic design handbook. AVA Publishing, 2008
BERA (British Educational Research Association) (2018). Ethical Guidelines for Educational Research. Londres.
ELAM, Kimberly. Grid Systems. New York: Princeton Architectural Press, 2004
HIMES, Darius D.; SWANSON, M. V. Publish Your Photography Book. New York: Princeton Architectural Press, 2011
HOCHULI, Jost; KINROSS, Robin. Designing Books: practice and theory. London: Hyphen Press, 1996
MULLER-BROCKMANN, Josef. Sistemas de retículas (1981). Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1992
PARR, Martin; BADGER, Gerry. The Photobook: A History (3 vols.). London: Phaidon Press, 2004/06/13
SADEK, George; ZHUKOV, Maxim. Typographia polyglotta (1991). New York: ATypI; The Cooper Union, 1997
SAMARA, Timothy. Diseñar con y sin retícula (2002). Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2004
SHOTWELL, Alexis (2016). Against purity: living ethically in compromised times. Minneapolis: University of Minnesota Press.