INTRODUÇÃO AOS MATERIAIS E TÉCNICAS DE ILUSTRAÇÃO

INTRODUÇÃO AOS MATERIAIS E TÉCNICAS DE ILUSTRAÇÃO

*TURMA COMPLETA*

Carga horária: 12 sessões (36 horas)
Calendário:
de 06 de abril a 22 de junho 2021 (terça-feira)
Horário:
Pós-laboral (19h00 > 22h00 | GMT)
Regime:
ensino a distância (e-learning)* SESSÕES SÍNCRONAS) – ZOOM | MOODLE | GOOGLE CLASSROOM |TEAMS
Língua de comunicação:
Português (PT)
Prazo para inscrições: INSCRIÇÕES ENCERRADAS

*Nota: Havendo condições, uma sessão será presencial, em horário e local a combinar.

Créditos: 4 Créditos ECTS (European Credit Transfer System – relevante para estudantes de Licenciatura)

Formadora: Constança Araújo Amador

Supervisão Científica: Professor Doutor Rui Vitorino Santos

CONSTANÇA ARAÚJO AMADOR
Constança Araújo Amador, vive no Porto, é mestre em Ilustração e Animação, pós-graduada em Gestão Cultural e licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Frequentou durante um ano, a Akademie vytvarnych umeni, em Praga, República Checa.
Expõe desde 2006 e desenvolve o seu trabalho de desenho e ilustração para galerias e edições, a partir, sobretudo, da poesia e da sua relação com a Natureza. Foi diretora de ilustração do Jornal Universitário do Porto (JUP) e tem comissariado ciclos de exposições de ilustração em diversas organizações e instituições, tais como a: Bienal da Maia, o Espaço Porto Cruz e o Auditório da Academia de Música de Espinho.
Tem lecionado no ensino superior politécnico (ESEV, ESMAD, ESEVC) e é formadora em ilustração, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Coordenou os Projetos Educativos do Porto/Post/Doc, da Curtas Metragens CRL, em Vila do Conde, nomeadamente da Solar – Galeria de Arte Cinemática, ANIMAR e do Festival Curtas Vila do Conde. Trabalha na área do Serviço Educativo há mais de 10 anos, sendo membro da equipa do Serviço Educativo Artes do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, no Porto.

website: http://www.aconstanca.com
facebook: http://www.facebook.com/aConstanca
instagram: http://www.instagram.com/aConstanca

Livros Publicados: “Onde o olhar se demora”, A. Riomonte, Galeria Trindade (2017);
“Palavras-Chave”, João Manuel Ribeiro, Trinta por uma Linha (2017);
“Simão e a Caixa de Pensar”, Duarte Manuel Pinheiro, Trinta por uma Linha (2016);
“O Movimento Impróprio do Mundo”, Sara F. Costa, Âncora Editora (2016) –Prémio João da Silva Correia;
“Geração Descartável”, Renato Filipe Cardoso, Texto Sentido (2015); “Pessoas”, Ricardo Barceló, Apuro Edições (2015);
“Melancholia”, Aonorte Cineclube Viana (2013)

Destinatários:
Candidatos com capacidade para frequentar o Ensino Superior:
– estudantes de design e artes;
– graduados na área de design, ilustração e artes;
– outros interessados com frequência universitária;
– público em geral com interesse pela área.

Se já tem um número de utilizador SiGARRA  e endereço de email institucional, certifique-se de que as suas credenciais são válidas. Caso necessite de novas credenciais, envie pedido para helpdesk@uporto.pt. Todos os contactos encetados por este Gabinete posteriores à submissão do formulário, no caso dos utilizadores SIGARRA com conta INSTITUCIONAL, serão enviados EXCLUSIVAMENTE para a caixa de correio institucional.

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO E DE FREQUÊNCIA:
– CAPACIDADE PARA FREQUENTAR O ENSINO SUPERIOR;
– COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA;
– COMPETÊNCIAS INTERMÉDIAS DE INFORMÁTICA AO NÍVEL DO UTILIZADOR;
– LIGAÇÃO EFICIENTE À INTERNET;
– DISPOSITIVO COM COLUNAS DE SOM, MICROFONE E CÂMARA FUNCIONAIS (obrigatório).*

Nota:
ESTUDANTES COM INSCRIÇÃO ATIVA EM 2020/ 2021 EM CURSOS DE 1.º, 2.º OU 3.º CICLOS NA U.PORTO ESTÃO ISENTOS DE APRESENTAÇÃO DE COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA.

*Durante as sessões, câmaras, colunas e microfones têm de obrigatoriamente estar a funcionar e ligados.
Download gratuito de fundo de videochamada para dispositivo disponível em:
https://zoom.us/virtual-backgrounds
https://www.nationalgallery.co.uk/page/mymasterpiece
https://www.nationaltrust.org.uk/features/virtual-backgrounds-for-zoom?fbclid=IwAR03P0fCnCnibtyC0IKRFtC7iCKCvYZPeH-CIIJE7f3AkPdoA5bu3WXfaLM

Apresentação:
Com base na experimentação e na manipulação de materiais, esta unidade de formação pretende fornecer as ferramentas necessárias para a aprendizagem e para o uso dos diferentes suportes e das diferentes técnicas usadas na ilustração tradicional.
As sessões serão maioritariamente práticas para que se adquiram competências que auxiliem a criação de narrativas visuais e de composição no desenvolvimento de um trabalho autoral de ilustração.

Conteúdos Programáticos:
– Abordagem aos diferentes suportes, técnicas e materiais usados na ilustração
Introdução às Técnicas:
– Grafite;
– Caneta;
– Outros materiais riscadores (lápis-de-cor, lápis de cera, pastel de óleo, pastel seco, etc.);
– Recorte e colagem;
– Tintas à base de água (aguarela, tinta-da-china, guache, acrílico);
– Técnicas de transferência (stencil, carimbo);
– Ponta seca e linóleo;
– Desenvolvimento de um projeto de ilustração a partir de um texto, utilizando uma ou várias técnicas e materiais explorados na unidade de formação.

Propinas
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 160,00 Euros |
Alumni FBA/ ESBAP: 176,00 Euros |
Público em Geral: 185,00 Euros |

INSCRIÇÕES: ENCERRADAS
DATA LIMITE:  23 DE MARÇO 2021 (ou anterior, caso as vagas estejam preenchidas)

Formulário de inscrição disponível aqui.

Imagem: (c) Constança Araújo Amador

Informações

Condições de pagamento:

50% do valor total da propina: pago no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Valor remanescente da propina: pago até data anterior ao início da unidade de formação.

A frequência desta unidade de formação pressupõe o pagamento integral dos valores associados à mesma antes da sua data de início.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 12 (DOZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES.

Metodologias de ensino:
Sessões téorico-práticas com demonstração da utilização de materiais, assim como o fornecimento de ferramentas essenciais para a experimentação de várias técnicas, suportes e materiais utilizados na ilustração.

Critérios de avaliação e percentagens associadas:

  1. Assiduidade 15%
  2. Participação 35%
  3. Trabalho Individual (50%):
  • Proposta: 10%,
  • Desenvolvimento do projeto individual: 15%,
  • Resultados: 25%,
  1. Assiduidade;
  2. Participação (inclui avaliação aos exercícios propostos em cada sessão);
  3. Projeto
    1. Teórico
    2. Pesquisa e fundamentação teórica sobre uma seleção projetual a partir de referências documentais, estéticas e narrativas;
    3. Projeto prático;
    4. Desenvolvimento de uma série de trabalhos de ilustração como projeto autoral;
    5. Resultado e Apresentação.

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

A entrega do trabalho individual, um, dois ou três dias depois da data marcada pelo formador sofre uma penalização de 5, 7,5 e 10%, respectivamente, na nota final do trabalho individual.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

Certificação:
Aos  participantes será emitido:
– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA (DOCUMENTAÇÃO DE APOIO):
ALDRICH, Virgil C. (1968). Visual Metaphor: Author(s): Journal of Aesthetic Education, Vol. 2, No. 1. University of Illinois;
AMARAL, Patrícia Matos (2003). Do Paradigma ao Modelo – A relevância da metáfora para a compreensão do processo interpretativo. Coimbra: Edições Colibri, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,
ARNHEIM, Rudolf. (1990). O Poder do centro: Um Estudo da Composição nas Artes Visuais. Lisboa: Edições 70. ARNHEIM, Rudolf. (1991). Arte e Percepção Visual: Uma Psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.
BABO, Maria Augusta (2013). O Poder da Metáfora – Cadernos de Teorias da Arte: Arte_e_Signo (Série Geral 1). Porto: Universidade Católica do Porto;
BABO, Maria Augusta (2005). A dimensão imagética da metáfora – Revista de Comunicação e Linguagens – Retórica XXXVI. Lisboa: Relógio d’Água/CECL;
BERGER, John. (1972).Modos de Ver. Lisboa: Edições 70.
BRONOWSKI, Jacob. (1983). Arte e Conhecimento: Ver, Imaginar, Criar. Lisboa: Edições 70.
CARRIÓ & FERRER, Pep & Isidro (2013). Pensar con las manos. Valêcia: Universitat Politècnica de Valencia
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EDWARDS, Betty.(2008).Drawing on the Right Side of the Brain. London: Harper Collins Publishers.
Gombrich, E. H. (2002). Art and Illusion: a study in the psychology of pictorial representation. London: Phaidon.
Heidegger, M. (1998). Ser e tempo. 6ª e 7ª ed. Petrópolis: Vozes.
HELLER, Steven; ARISMAN, Marshall. (2000). The Education of an Illustrator. Nova Iorque: Allworth Press.
HELLER, Steven e ARISMAN, Marshall. (2006). Teaching Illustration: course offering and class projects from the leading.New York: Allworth Press.
HUYGHE, Réne (1998). O Poder da Imagem. Lisboa, Edições: 70;
JOLY, Martine. (1994, 2007). Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Edições 70. JOLY, Martine. (2003). A Imagem e a sua Interpretação. Lisboa: Edições 70.
LOWENFELD, Viktor. (1977). Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestra Jou.
MARTINS, Moisés de Lemos & MIRANDA, José Bragança de & OLIVEIRA, Madalena, GODINHO, Jacinto (eds.) (2011). Imagem e Pensamento, Coimbra: Grácio Editor;
MASSIRONI, Manfredo. (1989). Ver Pelo Desenho: Aspectos Técnicos, Cognitivos, Comunicativos. Lisboa: Edições 70.
MATULKA, Denise I. (2008). A Picture Book Primer. Understanding and Using Picture Books. Westport: Libraries Unlimited.
MONDZAIN, Marie José (2007). Homo Spectator – De la fabrication à la manipulation des images. França : Éditions Bayard;
MUNARI, Bruno. (1987). Fantasia. 2ªed. Lisboa: Editorial Presença.
PALAVRAS REUNIDAS, XVIII Encontro de Literatura para Crianças, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian;
RANCIÈRE, Jacques (2011). O Destino das Imagens. Lisboa: Orfeu Negro;
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ZEEGEN, Lawrence. (2009). What Is Illustration?. Inglaterra: RotoVision.