RHINO 3 D E VRAY

Carga horária: 16 sessões | 48 horas de contacto
NOVO! Calendário:
de 05 de novembro 2021 a 04 de março de 2022 (sexta-feira)
Horário:
Pós-laboral (18h00 > 21h00 | GMT)
Regime:
ensino a distância (e-learning) SESSÕES SÍNCRONAS – ZOOM | MOODLE | GOOGLE CLASSROOM |TEAMS
Língua de comunicação:
Português (PT)
Prazo para inscrições: INSCRIÇÕES ENCERRADAS


*Nota: interrupção letiva do Natal – de 20 de dezembro de 2021 a 02 de janeiro de 2022

Créditos: 5,5 ECTS (European Credit Transfer System – relevante para estudantes de curso de 1.º ciclo do Ensino Superior)

Formador: Ivo Garcia

Supervisão científica: Professor Pintor Mário Bismarck

Ivo Garcia
Formação superior em Arquitetura,  Pós-Graduação em Arquitetura Digital.
Formador nas áreas de CAD, CAM, SIG, Multimédia, com mais de 20 anos de experiência no ensino.
Do seu C.V. destaca-se a sua experiência como formador e docente em algumas entidades de referência nacional: OAN, GALILEU, the EDGE,FLAG…
Desde 2019 é mentor da CHAOS GROUP para Portugal: https://www.chaosgroup.com/academy#mentors
O seu portfolio profissional pode ser visualizado na seguinte ligação:
http://www.behance.net/ivogarcia

Destinatários:
Estudantes e licenciados em Artes Plásticas, Arquitetos, Designers, Técnicos de Multimédia.
Público em Geral com conhecimentos sólidos de desenho e de geometria e interesse pela área.

Pré-requisitos:
Espera-se que os candidatos tenham competências intermédias de Informática ao nível do utilizador que lhes permitam trabalhar autonomamente com o SiGARRA e com o WEBMAIL FBAUP.

Se já esteve inscrito na U.Porto, tem um número de utilizador SiGARRA  e endereço de email institucional atribuídos. Certifique-se de que as suas credenciais são válidas. Caso necessite de novas credenciais, envie pedido para helpdesk@uporto.pt. Todos os contactos encetados por este Gabinete posteriores à submissão do formulário, no caso dos utilizadores SIGARRA com conta INSTITUCIONAL, serão enviados EXCLUSIVAMENTE para a caixa de correio institucional.

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO E DE FREQUÊNCIA:
– CAPACIDADE PARA FREQUENTAR O ENSINO SUPERIOR;
– COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA;
– COMPETÊNCIAS INTERMÉDIAS DE INFORMÁTICA AO NÍVEL DO UTILIZADOR;
– LICENÇA DE DEMONSTRAÇÃO DOS SOFTWARES Rhino 3D E V-ray PREVIAMENTE INSTALADA (disponível em https://www.autodesk.com.br/education/home)
– LIGAÇÃO EFICIENTE À INTERNET;
– DISPOSITIVO COM COLUNAS DE SOM, MICROFONE E CÂMARA FUNCIONAIS (obrigatório).*

Nota:
ESTUDANTES COM INSCRIÇÃO ATIVA EM 2021/ 2022 EM CURSOS DE 1.º, 2.º OU 3.º CICLOS NA U.PORTO ESTÃO ISENTOS DE APRESENTAÇÃO DE COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA.

*Durante as sessões, câmaras, colunas e microfones têm de obrigatoriamente estar a funcionar e ligados.
Download gratuito de fundo de videochamada para dispositivo disponível em:
https://zoom.us/virtual-backgrounds
https://www.nationalgallery.co.uk/page/mymasterpiece
https://www.nationaltrust.org.uk/features/virtual-backgrounds-for-zoom?fbclid=IwAR03P0fCnCnibtyC0IKRFtC7iCKCvYZPeH-CIIJE7f3AkPdoA5bu3WXfaLM

Descrição:
Esta formação dotará os formandos de um conhecimento sólido sobre como desenhar a 2D e modelar a 3D com o software Rhinoceros, colmatando o processo com a aprendizagem do Vray, um plug-in que irá permitir a criação de imagens renderizadas de modo fotorrealístico no final do processo.

Programa:

A – RHINOCEROS 3D

  1. Funções Básicas do Rhinoceros:
  • Interface de Rhino para Windows
  • Menús
  • Barra de Ferramentas
  • Área Gráfica
  • Janela de comandos
  • Introduzir comandos
  • Visualizar os comandos mais recentes
  • Navegar pelo modelo
  • Mover, rodar e escalar Objetos
  • Copiar Objectos
  1. Criar Objetos Bidimensionais:
  • Editar e criar pontos e nuvens de pontos
  • Desenhar Linhas
  • Desenhar Curvas de Forma Livre
  • Princípios e orientações para a modelação em Rhino
  • Configurações do Modelo como template
  • Método de gravação do trabalho
  • Layers
  • Eliminar e esconder entidades
  1. Modelar com Precisão:
  • Modelar com Coordenadas
  • Janelas
  • Comandos de Análises
  • Desenhar Círculos, Arcos, Elipses e Polígonos
  • Modelar Curvas de Forma Livre
  1. Ambiente do Rhino:
  • Alterar a Vista do Modelo
  • Ampliar e Reduzir o Plano
  • Restabelecer uma Vista
  1. Editar Objetos:
  • Raios e Chanfros
  • Mover e Copiar
  • Desfazer e Refazer
  • Agrupar, Rodar, Simetria, Unir
  • Escalar
  • Realizar uma Matriz
  • Recortar e Dividir
  • Estender
  • Realizar a Equidistante
  1. Edição de Pontos:
    Edição de Pontos
  2. Modelação e Edição em 3D:
  • Criar Formas Deformáveis
  • Modelar com Sólidos
  • Criar Superfícies
  1. Importar e Exportar Modelos
    Importar e Exportar Informação de Arquivos de Rhino
  2. Personalizar Áreas de Trabalho, Barras de Ferramentas e Botões:
  • Desenho de Barras de Ferramentas
  • Alias de comando
  • Método abreviado de Teclado
  • Plugins – inserção e remoção
  • Sequência de Comandos em script
  1. Topologia NURBS:
    Topologia Básica de NURBS

B – Vray para Rhino – Renderização

  1. Qualidade de imagem e parâmetros básicos
  • Conceitos de sampling e antialiasing
  • Vray Frame buffer
  • Vray image file
  • Global switches
  1. Iluminação
  • Vray lights
  • Primary and secondary bounces
  • Vray Color maping
  • Image Based Lighting ( hdri )
  • Vray Sun
  • Vray Sky
  1. Câmaras
  • Vray Dome camera
  • Vray Physical camera
  1. Materiais
  • Vray 2 sided Mtl
  • Vray Light Mtl
  • Vray Mtl
  • Vray maps
  1. Casos Práticos 
  • Iluminação de um espaço Interior/Exterior
  • Iluminação de um equipamento
  • Iluminação HDRI (High Dynamic Range Image) para um melhor domínio da luz e reflexo

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 200,00 Euros |
Alumni FBA/ ESBAP: 216,00 Euros |
Público em Geral: 240,00 Euros |

Imagem: (c) Jorge Morgado

Informações

Condições de pagamento:

50% do valor total da propina: pago no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Valor remanescente da propina: pago até data anterior ao início da unidade de formação.

A frequência desta unidade de formação pressupõe o pagamento integral dos valores associados à mesma antes da sua data de início.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes:  15 (QUINZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DO VALOR ASSOCIADO À INSCRIÇÃO.

Método de avaliação:
As aulas serão dinâmicas e eminentemente práticas; no entanto, serão feitas referências a novas práticas e conceitos de arte digital, técnicas avançadas e estúdios/ateliers de referência. A avaliação será contínua, decorrente da participação e do envolvimento na resposta às solicitações e propostas de trabalho apresentadas.

Critérios de avaliação e percentagens associadas:
A avaliação será de feita de acordo com os seguintes critérios:

  • assiduidade (25%);
  • participação/ motivação (25%);
  • trabalho individual/ portefólio (50%).

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

Certificação:
Aos  participantes será emitido:
– um certificado de formação contínua com classificação quantitativa e créditos.

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado nesta tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO:

Bachman, David;Grasshopper: Visual Scripting for Rhinoceros 3D; (2017) Industrial Press, Connecticut (USA);
Cheng, Ron C. K.; Inside RHINOCEROS 5.0; (2014) Cengage Learning; Stamford (CT), USA;
van der Kley, Michiel; Working with Rhinoceros 5.0; http://www.rhinoacademie.com/rhino-book