MERCADOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA: uma perspetiva histórica, analítica e utilitária

*AINDA VAI A TEMPO DE SE INSCREVER!!!*

Carga horária: 07 sessões (21 horas)
Calendário:
de 19 de outubro a 30 de novembro 2021 (terça-feira)
Horário:
Pós-laboral (18h00 > 21h00 | GMT)
Regime:
ensino a distância (e-learning) SESSÕES SÍNCRONAS – ZOOM | MOODLE | GOOGLE CLASSROOM |TEAMS
Língua de comunicação:
Português (PT)
Prazo para inscrições: INSCRIÇÕES ENCERRADAS

CURSO LIVRE (sem créditos)

Formadora: Helena Mendes Pereira

Supervisão Científica: Professor Doutor Francisco Laranjo

Helena Mendes Pereira (n.1985) é curadora e investigadora em práticas artísticas e culturais contemporâneas. Amiúde, aventura-se pela dramaturgia e colabora, como produtora, em projetos ligados à música e ao teatro, onde tem muitas das suas raízes profissionais. É licenciada em História da Arte (FLUP); frequentou a especialização em Museologia (FLUP), a pós-graduação em Gestão das Artes (UCP); é mestre em Comunicação, Arte e Cultura (ICS-UMinho) e Doutora em Ciências da Comunicação (ICS-UMinho), com uma tese sobre a Curadoria enquanto processo de comunicação da Arte Contemporânea. Atualmente, é diretora geral e curadora da zet gallery (Braga) e integra a equipa da Fundação Bienal de Arte de Cerveira como curadora, tendo sido com esta entidade que iniciou o seu percurso profissional no verão de 2007. No âmbito da educação e mediação cultural orienta regularmente visitas a exposições e museus de Arte Contemporânea, tendo já lecionado o tema em várias instituições de ensino. Integra, desde o ano letivo de 2018/2019 o corpo docente da Universidade do Minho como assistente convidada. É formadora sénior e consultora nas áreas da gestão e programação cultural. Publica regularmente em jornais e revistas da especialidade, tais como o quinzenário As Artes entre as Letras, nas revistas RUA e MINHA. Com mais de 13 anos de experiência profissional é autora de mais de 80 projetos de curadoria, tendo já trabalhado com mais de 200 artistas, nacionais e internacionais, onde se incluem nomes como Paula Rego (n.1935), Cruzeiro Seixas (n.1920), José Rodrigues (1936-2016), Jaime Isidoro (1924-2009), Pedro Tudela (n.1962), Miguel d’Alte (1954-2007), Silvestre Pestana (n.1949), Jaime Silva (n.1947), Vhils (n.1987), Joana Vasconcelos (n.1971), Helena Almeida (1934-2018), João Louro (n.1963), entre tantos outros. Tem larga experiência em estudos de coleções, produzido e publicado extenso trabalho crítico sobre arte e artistas contemporâneos, onde se incluem catálogos e outros resultados de investigações mais profundas sobre artistas e contextos de curadoria. É membro fundador da Astronauta, associação cultural com sede e Guimarães. Tem publicados dois livros de prosa poética: “Pequenos Delitos do Coração” e “apenas literatura e não outra coisa qualquer”.

Destinatários:
Artistas e estudantes de Artes; pessoal com funções executivas e de produção em instituições culturais, interessados em arte com ou sem formação específica na área.

Pré-requisitos:
Espera-se que os candidatos tenham competências intermédias de Informática ao nível do utilizador que lhes permitam trabalhar autonomamente com o SiGARRA e com o WEBMAIL FBAUP.

Se já esteve inscrito na U.Porto, tem um número de utilizador SiGARRA  e endereço de email institucional atribuídos. Certifique-se de que as suas credenciais são válidas. Caso necessite de novas credenciais, envie pedido para helpdesk@uporto.pt. Todos os contactos encetados por este Gabinete posteriores à submissão do formulário, no caso dos utilizadores SIGARRA com conta INSTITUCIONAL, serão enviados EXCLUSIVAMENTE para a caixa de correio institucional.

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO E DE FREQUÊNCIA:
– CAPACIDADE PARA FREQUENTAR O ENSINO SUPERIOR;– COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA;
– COMPETÊNCIAS INTERMÉDIAS DE INFORMÁTICA AO NÍVEL DO UTILIZADOR;
– LIGAÇÃO EFICIENTE À INTERNET;
– DISPOSITIVO COM COLUNAS DE SOM, MICROFONE E CÂMARA FUNCIONAIS (obrigatório).*

Nota:
ESTUDANTES COM INSCRIÇÃO ATIVA EM 2021/ 2022 EM CURSOS DE 1.º, 2.º OU 3.º CICLOS NA U.PORTO ESTÃO ISENTOS DE APRESENTAÇÃO DE COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA.

*Durante as sessões, câmaras, colunas e microfones têm de obrigatoriamente estar a funcionar e ligados.
Download gratuito de fundo de videochamada para dispositivo disponível em:
https://www.nationalgallery.co.uk/page/mymasterpiece
https://www.nationaltrust.org.uk/features/virtual-backgrounds-for-zoom?fbclid=IwAR03P0fCnCnibtyC0IKRFtC7iCKCvYZPeH-CIIJE7f3AkPdoA5bu3WXfaLM

Descrição:
Esta formação pretende abordar a três níveis, e de forma prática e concreta, questões relacionadas com o dito mercado da arte contemporânea, incluindo uma dimensão de enquadramento histórico nacional e internacional a partir da segunda metade do século XX; uma definição de quais os agentes, instituições e principais eventos que marcam a dinâmica do mercado, analisando as suas reais funções e importância; e, por fim, procurar esclarecer sobre o enquadramento legal e fiscal da atividade artística, somando conselhos práticos para a gestão da carreira, que incluam as dimensões da promoção da obra de arte e dos seus autores e a rede relacional de afirmação dessas mesmas carreiras. Trata-se de uma unidade de formação de pendor teórico, a que se associa componente prática na análise de componentes autorais quer a nível da difusão artística, quer a nível legal/fiscal.

Conteúdos:
Arte e Mercado desde 1950: Breve apresentação histórica;
O Mercado de Arte e os principais intervenientes: o Artista, a Galeria, o Marchand, o Crítico, o Museu, o Curador, o Colecionador, a Feira, a Bienal, etc.;
O Artista no mercado: relação com a galeria, o crítico, o curador ou o museu;
e-workshop: conselhos práticos para a gestão de carreira – entre a exposição e o online;
O Artista e a profissão: enquadramento legal e fiscal, direitos de autor;
e-workshop: análise e acompanhamento de questões e problemas práticos apresentados pelos participantes.

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP:
80,00 Euros |
Alumni FBA | ESBAP: 90,00 Euros |
Público em Geral: 100,00 Euros |

imagem: “A Viagem” de Pedro Figueiredo
Fotografia: zet gallery/WAPA

Informações

Condições de pagamento:

50% do valor total da propina e seguro escolar: pagos no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Valor remanescente da propina: pago até data anterior ao início da unidade de formação.

A frequência desta unidade de formação pressupõe o pagamento integral dos valores associados à mesma antes da sua data de início.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes:  15 (QUINZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DO VALOR ASSOCIADO À INSCRIÇÃO.

Método de avaliação:
A avaliação será contínua, decorrente da participação e do envolvimento na resposta às solicitações e às propostas  de discussão e de trabalho apresentadas. A atribuição do resultado consequente da avaliação contínua global será A (aprovado)/ R (reprovado).

Certificação:
Aos  participantes será emitido:
– um certificado de frequência.

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas de contacto;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado nesta tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO:

Barrett, T. Criticizing art : understanding the contemporary -2nd ed. – São Paulo : McGraw-Hill, 1988.
Brusius, Mirjam; Singh, Kavita. Museum storage and meaning : tales from the crypt. – New York : Routledge, 2018.
Doherty, C. (ed.). Situation. – London : Whitechapel Gallery, 2009.
Edwards, S., Wood, P. (ed). Art & visual culture : 1850-2010 : modernity to globalisation.  London : Tate Publishing, 2012.
França, José Augusto. A arte em Portugal no século XX : 1911-1961. -3ª ed. – : BertrandLisboa, 1991.
Grande, N. (coord); Silveira, A…[et al.] (textos).  30 anos = 30 years : Centro de Arte Moderna Fundação Calouste Gulbenkian. – Lisboa : CAM-Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.
Gronemeyer, Wiebke. The Curatorial complex : social dimensions of knowledge production. – Paderborn : Wilhelm Fink, 2018.
Reilly, Maura. Curatorial activism : towards an ethics of curating; foreword by Lucy R. Lippard. – London : Thames and Hudson, 2018.