A COMPOSIÇÃO COMO MATÉRIA DA PINTURA

Carga horária: 4 sessões (12 Horas)
Calendário:
de 04 a 25 de novembro de 2021 (quinta-feira) [a confirmar]
Horário:
Pós-laboral (18h00 > 21h00 | GMT)
Regime:
ensino a distância (e-learning) SESSÕES SÍNCRONAS – ZOOM | MOODLE | GOOGLE CLASSROOM |TEAMS
Língua de comunicação:
Português (PT)
Prazo para inscrições: INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Créditos: 1 crédito ECTS (European Credit Transfer System – relevante para estudantes de curso de 1.º ciclo do Ensino Superior = Licenciatura)

Formador: Domingos Loureiro

Supervisão Científica: Professor Doutor Francisco Laranjo

Domingos Loureiro
Nasceu em 1977, em Valongo, onde vive. Trabalha no Porto, Portugal
Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Doutorado em Arte e Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Recebeu o prémio Dr. Gustavo Cordeiro Ramos, pela Academia Nacional de Belas Artes em 2013. Membro investigador do I2ads. Realiza frequentemente exposições individuais em Portugal e no estrangeiro destacando-se a exposição «Considered myself as part of you» em Nova Iorque. Participou nas feiras ARCO em Madrid, Art Brussels, Next Chicago, Volta Show – Basileia, Arte Lisboa, e expôs em diversos países como Espanha, Itália, Alemanha, Japão, França, Suíça, Bélgica, e especialmente em Portugal.
Possui obra pública em Vilamoura, Valongo, e na A17 em Monte Redondo, Leiria.
Recebeu vários prémios e distinções e está representado em diversas colecções de arte como a PLMJ, o UBS Bank, e em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Irlanda, Brasil, Holanda, Áustria, Japão e EUA.

Destinatários:
Formação aberta a profissionais do campo da produção visual, bem como a interessados com competências elementares. A componente prática é apenas demonstrativa, não sendo necessário o domínio aprofundado do desenho.

Pré-requisitos:
Espera-se que os candidatos tenham competências intermédias de Informática ao nível do utilizador que lhes permitam trabalhar autonomamente com o SiGARRA e com o WEBMAIL FBAUP.

Se já esteve inscrito na U.Porto, tem um número de utilizador SiGARRA  e endereço de email institucional atribuídos. Certifique-se de que as suas credenciais são válidas. Caso necessite de novas credenciais, envie pedido para helpdesk@uporto.pt. Todos os contactos encetados por este Gabinete posteriores à submissão do formulário, no caso dos utilizadores SIGARRA com conta INSTITUCIONAL, serão enviados EXCLUSIVAMENTE para a caixa de correio institucional.

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO E DE FREQUÊNCIA:
– CAPACIDADE PARA FREQUENTAR O ENSINO SUPERIOR;
– COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA;
– COMPETÊNCIAS INTERMÉDIAS DE INFORMÁTICA AO NÍVEL DO UTILIZADOR;
– LIGAÇÃO EFICIENTE À INTERNET;
– DISPOSITIVO COM COLUNAS DE SOM, MICROFONE E CÂMARA FUNCIONAIS (obrigatório).*

Nota:
ESTUDANTES COM INSCRIÇÃO ATIVA EM 2021/ 2022 EM CURSOS DE 1.º, 2.º OU 3.º CICLOS NA U.PORTO ESTÃO ISENTOS DE APRESENTAÇÃO DE COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA.

*Durante as sessões, câmaras, colunas e microfones têm de obrigatoriamente estar a funcionar e ligados.
Download gratuito de fundo de videochamada para dispositivo disponível em:
https://www.nationalgallery.co.uk/page/mymasterpiece
https://www.nationaltrust.org.uk/features/virtual-backgrounds-for-zoom?fbclid=IwAR03P0fCnCnibtyC0IKRFtC7iCKCvYZPeH-CIIJE7f3AkPdoA5bu3WXfaLM

Apresentação:
Formação teórico-prático de pequena duração onde se apresenta a importância da composição na pintura, nomeadamente o modo como esta está associada a alguns movimentos artísticos e qual a sua participação na organização estrutural e narrativa das pinturas. Será constituído por aulas teóricas e pequenos exercícios práticos de demonstração de alguns dos fenómenos tratados. Alguns exemplos a apresentar são Leonardo Da Vinci, Jacques Louis-David, Caravaggio, Manet, Van Gogh, Josef Albers, Yves Klein, Ângelo de Sousa, entre outros. Os exercícios práticos constituem-se como atos empíricos de compreensão dos conceitos apresentados, maioritariamente em pintura com técnicas simples como lápis de cor e aguarela.

Conteúdos programáticos:
Apresentação do potencial da composição como ferramenta da pintura:

1- Introdução teórica
– A composição como elemento essencial para a descrição das formas. Secção dourada e retângulo de ouro.
– Alguns exemplos na história da arte
– Experimentação prática

2- A composição e a narrativa (aula teórica)
– O modo como a composição afeta a descrição e narrativa das formas: Harmonia/Desarmonia
– Experimentação prática (lápis de cor)

3- A composição e a abstração (aula teórica)
– Bidimensionalidade e ilusão de tridimensão
– Experimentação prática (aguarela)

4- A composição e a identidade cultural (aula teórica)
– Composição e contexto cultural: diferenças entre ocidente e oriente, entre norte e sul
– Experimentação prática (desenho e pintura)

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP:
55,00 Euros |
Alumni FBA | ESBAP: 65,00 Euros |
Público em Geral: 75,00 Euros |

Imagem: DAVID, Jacques Louis; Le Serment des Horaces (1784/85); óleo sobre tela (329.8 cm x 424.8 cm); Musée du Louvre (INV. 3692) DOMÍNIO PÚBLICO
Esquema: theoriesofvisualcom.files.wordpress.com

Informações

Condições de pagamento:

50% do valor total da propina e seguro escolar: pagos no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Valor remanescente da propina: pago até data anterior ao início da unidade de formação.

A frequência desta unidade de formação pressupõe o pagamento integral dos valores associados à mesma antes da sua data de início.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 20 (VINTE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES.

Método e critérios de avaliação:

Dado o teor da formação, os resultados não serão avaliados pela sua qualidade técnica, mas pela demonstração da aplicabilidade dos conteúdos teóricos. A avaliação será contínua, contando no final com uma avaliação geral dos trabalhos reunidos em formato de portefólio, de forma a classificar os conhecimentos adquiridos e evolução, sustentada nos seguintes parâmetros:
– Assiduidade (30%),
– Participação/motivação (35%),
– Trabalho Individual/ Portefólio (35%):
>> Sentido crítico – 15%.
>> Qualidades plásticas: domínio e aplicabilidade dos conteúdos teóricos – 20%.

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

Certificação:
Aos  participantes será emitido:
– um certificado de formação contínua com classificação quantitativa e créditos.

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado nesta tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO:
Arnheim, Rudolf: Arte e Percepção Visual – Uma Psicologia da Visão Criadora
Bell, Julian; What is painting?
Mayer, Ralph; The artist’s handbook of materials and techniques.
Mayer, Ralph; Materiales y técnicas del arte.
Smith, Ray; Manual Prático do Artista, Civilização Editores.
Bouleau, Charles : Charpentes, La géométrie secrète des peintres, Paris; éditions du seuil
Kandinsky, Wassily: Ponto, Linha e Plano
Krauss, Rosalind, The Optical Unconscious