INICIAÇÃO À ILUSTRAÇÃO: DA METÁFORA LITERÁRIA À METÁFORA VISUAL

Carga horária: 07 sessões (20 horas)
Calendário:
de 02 de novembro a 14 de dezembro 2021 (terça-feira)
Horário:
Pós-laboral (19h00 > 22h00 | GMT)
Regime:
ensino a distância (e-learning SESSÕES SÍNCRONAS) – ZOOM | MOODLE | GOOGLE CLASSROOM |TEAMS
Língua de comunicação:
Português (PT)
Prazo para inscrições:
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Créditos: 2, 5 ECTS (European Credit Transfer System – relevante para estudantes de curso de 1.º ciclo do Ensino Superior = Licenciatura)

Formadora: Constança Araújo Amador

Supervisão Científica: Professor Doutor Rui Vitorino Santos

CONSTANÇA ARAÚJO AMADOR
Constança Araújo Amador é artista, mestre em ilustração e animação, pós-graduada em gestão cultural e licenciada em artes plásticas – pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Frequentou a AVU, em Praga (CZ).
Desenvolve a sua prática artística entre o desenho, a pintura e a ilustração, a partir da poesia e da sua relação com a Natureza, tendo trabalho publicado em livros, jornais e revistas e participado regularmente em exposições individuais e coletivas.
Leciona no ensino superior politécnico e é formadora na FBAUP. Coordena projetos educativos e colabora há mais de 10 anos como arte-educadora, em diversos museus e instituições.
Gosta de pássaros.

http://www.aconstanca.com/
https://www.instagram.com/aconstanca/

Destinatários:
Estudantes de design e artes; graduados na área de design, ilustração e artes; outros interessados com frequência universitária; estudantes do Ensino Secundário da área das Artes Visuais. Público em Geral com interesse pela área.

Se já tem um número de utilizador SiGARRA  e endereço de email institucional, certifique-se de que as suas credenciais são válidas. Caso necessite de novas credenciais, envie pedido para helpdesk@uporto.pt. Todos os contactos encetados por este Gabinete posteriores à submissão do formulário, no caso dos utilizadores SIGARRA com conta WEBMAIL, serão enviados EXCLUSIVAMENTE para a caixa de correio institucional.

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO E DE FREQUÊNCIA:
– CAPACIDADE PARA FREQUENTAR O ENSINO SUPERIOR;
– COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA;
– COMPETÊNCIAS INTERMÉDIAS DE INFORMÁTICA AO NÍVEL DO UTILIZADOR;
– LIGAÇÃO EFICIENTE À INTERNET;
– DISPOSITIVO COM COLUNAS, MICROFONE E CÂMARA FUNCIONAIS (obrigatório).*

Nota:
ESTUDANTES COM INSCRIÇÃO ATIVA EM 2021/ 2022 EM CURSOS DE 1.º, 2.º OU 3.º CICLOS NA U.PORTO ESTÃO ISENTOS DE APRESENTAÇÃO DE COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA.

*Durante as sessões, câmaras, colunas e microfones têm de obrigatoriamente estar a funcionar e ligados.
Download gratuito de fundo de videochamada para dispositivo disponível em:
https://www.nationalgallery.co.uk/page/mymasterpiece
https://www.nationaltrust.org.uk/features/virtual-backgrounds-for-zoom?fbclid=IwAR03P0fCnCnibtyC0IKRFtC7iCKCvYZPeH-CIIJE7f3AkPdoA5bu3WXfaLM

Conteúdos Programáticos

Sessão I (2 horas)
Apresentação do curso, objectivos e propostas a serem desenvolvidas;
Introdução à Ilustração – da contextualização histórica às múltiplas práticas atuais;
Exercício prático

Sessão II
Tipos de ilustração;
Suportes e materiais, alternativas e soluções;
A ilustração e as suas técnicas;
Questões e decisões práticas;
O Desenho: o ponto, a linha, a mancha e a personagem na Ilustração;
Exercício Prático

Sessão III
– Noções e conceitos – a Metáfora Literária e a Metáfora Visual;
– Relação entre a Palavra e a Imagem;
– A palavra, o conto, o texto, a poesia, as notícias;
– Exercício prático

Sessão IV
– Métodos de planeamento, organização, elaboração e desenvolvimento de um projeto;
– Público-alvo e objetivos;
– Características de apresentação;
– Como organizar uma exposição de ilustração;
– Ferramentas e formas de comunicação – a partilha nas redes sociais;
– O mercado;
– Iniciação das propostas de projeto

Sessão V e VI
Desenvolvimento de projeto

Sessão VII
Apresentações de projetos

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP:
80,00 Euros |
Alumni FBAUP | ESBAP: 90,00 Euros |
Público em Geral: 100,00 Euros |

imagem: CONSTANÇA ARAÚJO AMADOR

Informações

Condições de pagamento:

50% do valor total da propina e seguro escolar: pagos no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Valor remanescente da propina: pago até data anterior ao início da unidade de formação.

A frequência desta unidade de formação pressupõe o pagamento integral dos valores associados à mesma antes da sua data de início.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 12 (DOZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DO VALOR ASSOCIADO À INSCRIÇÃO.

Método de Avaliação:

  1. Assiduidade;
  2. Participação (inclui também avaliação aos exercícios propostos em cada sessão);
  3. Projeto:
    1. Teórico
    2. Pesquisa e fundamentação teórica sobre uma seleção projetual a partir de referências documentais, estéticas e narrativas;
    3. Projeto prático;
    4. Desenvolvimento de uma série de trabalhos de ilustração como projeto autoral;
    5. Resultado e Apresentação.

Critérios de avaliação e percentagens associadas:

  1. Assiduidade (10%)
  2. Participação (30%)
  3. Trabalho Individual (60%):
    – Proposta: 15%,
    – Desenvolvimento do projeto individual: 35%,
    – Resultados: 10%

A entrega do trabalho individual, um, dois ou três dias depois da data marcada pelo formador sofre uma penalização de 5, 7,5 e 10%, respetivamente, na nota final do trabalho individual.

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas de contacto;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

Certificação:
Aos  participantes será emitido:
– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado nesta tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA (DOCUMENTAÇÃO DE APOIO)
ALDRICH, Virgil C. (1968). Visual Metaphor: Author(s): Journal of Aesthetic Education, Vol. 2, No. 1. University of Illinois;
AMARAL, Patrícia Matos (2003). Do Paradigma ao Modelo – A relevância da metáfora para a compreensão do processo interpretativo. Coimbra: Edições Colibri, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,
BABO, Maria Augusta (2013). O Poder da Metáfora – Cadernos de Teorias da Arte: Arte_e_Signo (Série Geral 1). Porto: Universidade Católica do Porto;
BABO, Maria Augusta (2005). A dimensão imagética da metáfora – Revista de Comunicação e Linguagens – Retórica XXXVI. Lisboa: Relógio d’Água/CECL;
BARTHES, Roland (1977). Image, Music, Text. London: Fontana Press;
CANTINHO,  Maria João (2011). O voo suspenso do tempo: estudo sobre o conceito de imagem dialéctica na obra de Walter Benjamin. Lisboa: Imagem e Pensamento;
CARRIÓ & FERRER, Pep & Isidro (2013). Pensar con las manos. Valêcia: Universitat Politècnica de Valencia
CARROLL, Noël (2001). Beyond Aesthetics: Philosophical Essays. Cambridge: University Press;
FLUFERNIK, Monika & FREEMAN, Donald C. & FREEMAN, Margaret H. (1999). Metaphor and Beyond: An IntroductionAuthor(s): Reviewed work(s): Poetics Today, Vol. 20, No. 3, Metaphor and Beyond: New Cognitive Developments;
HUYGHE, Réne (1998). O Poder da Imagem. Lisboa, Edições: 70;
LAKOFF, George & JOHNSON, Mark (1980). Metaphors We Live By – Language, Thought, and Culture, University of Chicago Press: 1427;
MARTINS, Moisés de Lemos & MIRANDA, José Bragança de & OLIVEIRA, Madalena, GODINHO, Jacinto (eds.) (2011). Imagem e Pensamento, Coimbra: Grácio Editor;
MONDZAIN, Marie José (2007). Homo Spectator De la fabrication à la manipulation des images. França : Éditions Bayard;
PALAVRAS REUNIDAS, XVIII Encontro de Literatura para Crianças, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian;
RANCIÈRE, Jacques (2011). O Destino das Imagens. Lisboa: Orfeu Negro;
RICOEUR, Paul (1983). Metáfora viva. Porto: Rés Editora;
SHULEVITZ, Uri (1997). Writing with pictures: how to write and illustrate children’s books. New York: Watson-Guptill.