NARRATIVA GRÁFICA

Carga horária: 12 sessões (36 horas)
Calendário:
de 04 de fevereiro a 29 de abril 2021 (sexta-feira)
Horário:
Pós-laboral (18h00 > 21h00 | GMT)
Regime:
ensino a distância (e-learning) – ZOOM | MOODLE | GOOGLE CLASSROOM |
Língua de comunicação:
Português (PT)
Prazo para inscrições:
28 de janeiro de 2022

Créditos: 4 créditos ECTS (European Credit Transfer System – relevante para estudantes de curso de 1.º ciclo do Ensino Superior)

Formadora: Sofia Neto
Supervisão Científica: Professor Doutor Miguel Leal

SOFIA NETO
Natural de S. João da Madeira. Investigadora em Ilustração na ARU/Cambridge School of Art e Bolseira FCT, tem um Mestrado em Banda Desenhada pela EESI em Angoulême e licenciou-se em Artes Plásticas – Multimédia pela FBAUP. Orienta aulas de desenho no Clube de Desenho no Porto. Orientou Formações em Banda Desenhada, Narrativa Gráfica e Desenvolvimento de Personagens na FBAUP, assim como várias unidades curriculares da licenciatura em Ilustração e Banda Desenhada na ESAG. Foi elemento do Serviço Educativo do Centro de Arte Oliva em S. João da Madeira. Fez parte da Comissão Organizadora do Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira entre 2015 e 2018, e em 2019 foi elemento do Júri do Concurso de Ilustração.

Em 2014 participou na publicação QCDA#2000 pela Chili Com Carne, em 2015 na publicação Malmö Kebab Party pela Chili Com Carne em parceria com a Ruru Comix, em 2019 na publicação independente Ditirambos: Êxtase e em 2021 na antologia Querosene pela Chili Com Carne. Co-editou a revista Carne e Osso com Marco Mendes. Tem duas edições pela Mundo Fantasma, Down Below em 2015 e Eco em 2016. Foi premiada com o prémio Geraldes Lino e publicou o livro Bizarras no âmbito da Colecção Toupeira pela Bedeteca de Beja em 2017. Participou na antologia Os Melhores Contos de Edgar Allan Poe pela Saída de Emergência em 2017. Publicou o livro Cicatriz pela Polvo Editora em 2018. Ilustrou em 2019 o livro Carmen Miranda. Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim, escrito por Tito Couto, título da colecção Grandes Vidas Portuguesas, uma co-edição Pato Lógico/Imprensa Nacional. Em 2020 foi-lhe atribuída uma Bolsa de Criação Literária – Banda Desenhada, cujo resultado se encontra no prelo.

https://bandasdesenhadas.com/2017/05/30/bizarras-sofia-neto/
https://www.linkedin.com/in/sofia-neto-98882834/
http://cargocollective.com/sofiacoreneto/

Destinatários:
Estudantes e profissionais de Artes Plásticas e Comunicação Visual;
Público geral com formação comprovada em desenho, com capacidade para frequentar o ensino superior.

Pré-requisitos:
Espera-se que os candidatos tenham competências intermédias de Informática ao nível do utilizador que lhes permitam trabalhar autonomamente com o SiGARRA e com o WEBMAIL FBAUP.

Se já esteve inscrito na U.Porto, tem um número de utilizador SiGARRA  e endereço de email institucional atribuídos. Certifique-se de que as suas credenciais são válidas. Todos os contactos encetados por este Gabinete posteriores à submissão do formulário, no caso dos utilizadores SIGARRA com conta WEBMAIL, serão enviados EXCLUSIVAMENTE para a caixa de correio institucional.

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO E DE FREQUÊNCIA:
– CAPACIDADE PARA FREQUENTAR O ENSINO SUPERIOR;
– COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA;
– COMPROVATIVO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM DESENHO;
– COMPETÊNCIAS INTERMÉDIAS DE INFORMÁTICA AO NÍVEL DO UTILIZADOR;
– LIGAÇÃO EFICIENTE À INTERNET;
– DISPOSITIVO COM COLUNAS DE SOM, MICROFONE E CÂMARA FUNCIONAIS (obrigatório).*

Nota:
ESTUDANTES COM INSCRIÇÃO ATIVA EM 2021/ 2022 EM CURSOS DE 1.º, 2.º OU 3.º CICLOS NA U.PORTO ESTÃO ISENTOS DE APRESENTAÇÃO DE COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA.

*Durante as sessões, câmaras, colunas e microfones têm de obrigatoriamente estar a funcionar e ligados.
Download gratuito de fundo de videochamada para dispositivo disponível em:
https://www.nationalgallery.co.uk/page/mymasterpiece
https://www.nationaltrust.org.uk/features/virtual-backgrounds-for-zoom?fbclid=IwAR03P0fCnCnibtyC0IKRFtC7iCKCvYZPeH-CIIJE7f3AkPdoA5bu3WXfaLM

Objetivos
– Apresentar história, autores e publicações recentes de banda desenhada e de sequências visuais narrativas;
– Mostrar e experimentar diferentes técnicas e métodos de trabalho;
– Explorar os mecanismos e o potencial da narração gráfica;
– Explorar problemáticas e contexto atuais da auto-edição;
– Adquirir a noção de estrutura narrativa e ser capaz de a colocar em prática;
– Dar aos participantes informação e autonomia para desenvolver projetos futuros;
– Realizar uma publicação que reúna projetos desenvolvidos pelos formandos ao longo da unidade.

Conteúdos programáticos:

  • Introdução à Narrativa Gráfica – Formas e contexto
  • Banda Desenhada – métodos e sistema
  • Ilustração sequencial – Autores, mecanismos e técnicas
  • Imagem e Texto – Articulações e efeitos
  • Personagem – Construção, referência e dimensões
  • A Narrativa – estruturas, géneros e divergências
  • Técnicas e materiais de produção
  • Cor, Preto e Branco – Técnicas e efeitos narrativos
  • Auto-edição – agentes, processos e contexto

Material (necessidades a colmatar pelos participantes):
Um caderno para desenvolvimento de projeto, papel A3 de desenho e material de desenho variado (lápis de grafite, tinta da china, cabo e pontas de aparo, canetas, marcadores, pincéis, tintas de água, lápis de cor).

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP:
205,00 Euros |
Alumni FBA | ESBAP: 221,40 Euros |
Público em Geral: 246,00 Euros |

A inscrição pressupõe a leitura atenta do Regulamento do Gabinete de Formação Contínua

INSCRIÇÕES:
https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/cand_geral.informacao_relevante_cans_view?pv_processo_id=887581

Imagem: (c) Sofia Neto

Informações

Condições de pagamento:

Valor da propina: pago até data anterior ao início da formação.

A frequência desta formação pressupõe o pagamento integral dos valores associados à mesma antes da sua data de início.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 12 (DOZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DO VALOR ASSOCIADO À FORMAÇÃO.

Critérios de avaliação e percentagens associadas:
A avaliação é contínua, tendo em consideração assiduidade, a participação e o trabalho individual, na forma de exercícios realizados ao longo da formação e de um projeto individual.

Aos critérios mencionados acima, correspondem as seguintes percentagens:
– Assiduidade (15%): através dos registos de presença, sendo obrigatório assistir a pelo menos 75% das horas de contacto;
– Participação/ motivação (35%): através da observação direta e da verificação da aplicação correta dos conhecimentos adquiridos;
– Portefólio/ projeto individual (50%), onde se consideram os critérios de cultura visual, sentido crítico e qualidades plásticas: domínio técnico, uso correto dos materiais, expressão, unidade plástica, criatividade.

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas de contacto;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para formações futuras caso haja vagas sobrantes.

Certificação:
Aos  participantes será emitido:
– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado nesta tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA (DOCUMENTAÇÃO DE APOIO):

Thierry Groensteen, Systéme de la bande dessinée, Presses universitaires de France, 1999
Thierry Groensteen, Bande dessinée et narration (Système de la bande dessinée 2), PUF, 2011
Scott Mcloud, Understanding Comics: The Invisible Art, 1993
Scott Mcloud, Making Comics: Storytelling Secrets of Comics, Manga and Graphic Novels, 2006
Will Eisner, Comics and Sequential Art, W.W. Norton, 2008
Steven Heller, Marshall Arisman, The Education of an Illustrator, Allworth Press, 2000