INICIAÇÃO AO DESENHO DE FIGURA HUMANA (com modelo vivo)

Carga horária: 16 sessões (48 horas)
Calendário:
de 02 de abril a 23 de julho de 2022 (sábado)
Horário:
Diurno (09h30 > 12h30 | GMT)
Regime:
ensino presencial
Língua de comunicação:
Português (PT)
Prazo para inscrições:
18 de março de 2022

Curso Livre (SEM CRÉDITOS)

O horário de realização das sessões inclui o período para preparação e arrumação dos materiais.

Formador: Pedro Alegria
Supervisão Científica: Professor Pintor Mário Bismarck

PEDRO ALEGRIA
Artista plástico, investigador. (n.1968).
Doutorado em Artes Plásticas.
Licenciado em Engenharia (FEUP), Mestrado Sistemas-Robótica (FEUP), frequência Doutoramento Engenharia (FEUP) em Robots Autónomos, Mestrado Ambiente (UAveiro).
Exposições: Imagens do Corpo Interior(2016), Projecções(2017), Encontrarte (2017), Das ligações (2018), Extéril (2018), Semibreve (2018), O avesso do avesso do avesso (2020).
Prémios: 2.º Lugar Concurso “Estátua P.António Vieira”(2016), Menção/aquisição “Imagens do Corpo Interior (2016), 2.º Lugar Concurso “Estátua para as Águas do Norte”(2018).
É administrador dos Urban Sketchers Portugal Norte (USkPN), e responsável pela equipe local que organizou o USKPorto2018 International Symposium em que participaram mais de 800 desenhadores em cadernos de 46 nacionalidades diferentes de todo o mundo.

Destinatários:
Estudantes do Ensino Superior: Belas Artes, Arquitetura, Design (moda, equipamento, gráfico).
Candidatos com capacidade para a frequência do ensino superior:
– público em geral com formação básica certificada em Desenho com interesse em solidificar os conhecimentos práticos em desenho e em desenvolver a prática de Desenho de Figura Humana.

Pré-requisitos:
Espera-se que os candidatos tenham competências intermédias de Informática ao nível do utilizador que lhes permitam trabalhar autonomamente com o SiGARRA e com o WEBMAIL FBAUP.

Se já tem um número de utilizador SiGARRA  e endereço de email institucional, certifique-se de que as suas credenciais são válidas. Caso necessite de novas credenciais, envie pedido para helpdesk@uporto.pt. Todos os contactos encetados por este Gabinete posteriores à submissão do formulário, no caso dos utilizadores SIGARRA com conta WEBMAIL, serão enviados EXCLUSIVAMENTE para a caixa de correio institucional.

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO E DE FREQUÊNCIA:
– CAPACIDADE PARA FREQUENTAR O ENSINO SUPERIOR;
– COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA,
– COMPROVATIVO DE COMPETÊNCIAS EM DESENHO.

Nota:
ESTUDANTES COM INSCRIÇÃO ATIVA EM 2021/ 2022 EM CURSOS DE 1.º, 2.º OU 3.º CICLOS NA U.PORTO ESTÃO ISENTOS DE APRESENTAÇÃO DE COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA.

Conteúdos programáticos:
• O sentido táctil / introdução – a experiência do contorno e de contorno cruzado.
• Medição, medidas e proporções.
• Desenho cego.
• Desenho de mancha e de modelação.
• Desenho gestual e de movimento.
• Estudos da forma: a cabeça, a mão, o pé, a figura vestida.

Materiais (necessidades a colmatar pelos participantes):
Capa, prancheta A2, lápis de grafite 3B, afia-lápis, borracha, molas metálicas reversíveis, 4 folhas A2 de papel cavalinho. A lista da totalidade dos materiais a utilizar durante a formação será apresentada na primeira sessão.

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP:
450,00 Euros |
Alumni FBAUP | ESBAP: 480,00 Euros |
Público em Geral: 540,00 Euros |
Seguro escolar: 02,00 Euros |

A inscrição pressupõe a leitura atenta do Regulamento do Gabinete de Formação Contínua

INSCRIÇÕES:
https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/cand_geral.informacao_relevante_cans_view?pv_processo_id=888041

Imagem: (c) Pedro Alegria


Informações

Condições de pagamento:

Valor da propina: liquidada em três prestações
Prestação 1 e seguro escolar: pagos até ao dia 30 de março de 2022.
Prestações 2 e 3: pagas até ao dia 30 dos meses subsequentes. Depois do dia 30, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

O pagamento das prestações 2 e 3 pode ser feito:
a) pessoalmente, na Tesouraria FBAUP (de segunda a sexta-feira, 09h30>12h00 | 14h00>16h00);
b) remotamente, através de referência MB (que deverá ser gerada pelo próprio utilizador na sua conta corrente).

A frequência desta formação pressupõe o pagamento da prestação 1 e do seguro escolar antes da data de início.

ATENÇÃO!
– O cancelamento da inscrição por parte do formando implica a não restituição do valor associado à inscrição.
– A desistência após início do curso/ unidade de formação não isenta o formando do pagamento de valores em falta. As dívidas não regularizadas dentro dos prazos legais são comunicadas à Autoridade Tributária para posterior execução fiscal.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 15 (QUINZE)

Método de avaliação:
A avaliação será contínua contando, no final da formação, com uma avaliação geral dos trabalhos apresentados em portefólio, de forma a classificar o conjunto de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação e a evolução do discente, sustentada nos seguintes parâmetros:

  • Assiduidade (15%): através dos registos de presença, sendo obrigatório assistir a pelo menos 75% das horas de contacto;
  • Participação/ motivação (35%): a que corresponde empenho, iniciativa, pertinência das intervenções, aplicação correcta dos conhecimentos adquiridos;
  • Portefólio (50%), onde se consideram os critérios de cultura visual, sentido crítico e qualidades plásticas: domínio técnico, uso correcto dos materiais, expressão, unidade plástica, criatividade.

A atribuição do resultado consequente da avaliação contínua global será A (aprovado)/ R (reprovado).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:
1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Certificação:
Aos  participantes será emitido:
– um certificado de frequência.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado nesta tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA:
Bammes, G. (1982). Der nackte Mensch. Hand- und Lehrbuch der Anatomie für Künstler. Dresden: VEB Verlag der Kunst.
Civardi, G. (2002). Drawing Human Anatomy. London: Studio Vista.
Gheno, D. (2015). Figure drawing master class: lessons in life drawing. Cincinnati, Ohio: North Light Books.
Goldstein, N. (1973). The art of responsive drawing. New Jersey: Prentice-hall.
Nicolaides, K. (1969). The natural way to draw: a working plan for art study. Boston: Houghton Mifflin
Company. Perard, V. (1989). Anatomy and Drawing. Random House Value





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