FACULDADE DE BELAS ARTES DA U.PORTO

Bem-vindo(a) à Faculdade de Belas Artes da U.Porto.

A FBAUP é uma instituição de criação, transmissão e difusão de Arte, do Design e da Cultura, da Ciência e da Tecnologia.

A Academia Portuense de Belas Artes do Porto foi criada por D. Maria II, por Decreto de 22 de novembro de 1836. Os Estatutos definiam como seu objetivo a promoção e difusão do Estudo das Belas Artes e a sua aplicação à indústria, e a composição e funcionamento da instituição.

Em 1839 foi anexado à Academia o Museu Portuense de Pintura e Estampas, também designado por Ateneu D. Pedro, criado pelo Regente D. Pedro, em 1833.

O Decreto de 26 de maio de 1911 veio reorganizar os serviços artísticos e arqueológicos e as Escolas de Belas Artes. Foi extinta a Academia Portuense de Belas Artes do Porto, da qual dependia uma Escola de Belas Artes, permanecendo esta como organismo autónomo, com a designação de Escola de Belas Artes do Porto. Eram aqui regidos os cursos de Arquitetura, Escultura e Pintura, dividindo-se cada um destes em Cursos Preparatórios e Cursos Especiais.

Em  1931, uma nova reforma no ensino artístico propôs uma alteração na organização dos cursos e dividiu-se o ensino por Cursos Especiais e Cursos Superiores de Arquitetura, Pintura e Escultura.

Em 1950, a Lei 3.043 de 10 de julho propôs bases da reorganização do ensino nas Escolas de Belas Artes de Lisboa e Porto e, em 1957, o Decreto-Lei n.º 41.362 e o Decreto 41.363 promulgaram os Regulamentos das Escolas Superiores de Belas Artes.

No ano de 1992 a Escola foi integrada na Universidade do Porto, sendo as licenciaturas desde aí progressivamente adaptadas aos princípios do Processo de Bolonha. Com estas alterações, passaram a existir 3 graus: Licenciatura (4 anos), Mestrados (2 anos) e Doutoramento (3 anos). Algumas Faculdades criaram cursos que conjugam a Licenciatura e o Mestrado, chamados Mestrados Integrados (5 anos).

Faça uma visita virtual à FBAUP:
https://mpembed.com/show/?m=GaJq98CjijS&mpu=908

(c) PEDRO AMADO

%d bloggers like this: